A Santa & Bela ainda tem um longo caminho para atingir a excelência no ensino superior. É o que mostram os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015, divulgados nesta quarta-feira 8, pelo Inep. Apenas 3,6% do total de cursos avaliados no Estado conseguiram conceito máximo na avaliação. As instituições públicas obtiveram desempenho melhor que as privadas.
A partir das médias dos desempenhos no Enade, o Inep calcula o chamado conceito Enade, atribuído aos cursos avaliados. O conceito vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes. Em 2015, quase um em cada quatro cursos catarinenses (23,9%) tiveram conceitos considerados insuficientes. No país esse índice foi de 30,3%. No Estado, a maioria dos cursos atingiram o conceito 3, considerado na média (53,7%).
Nesta edição, foram avaliados alguns cursos da Uniarp:
Frai City
Administração: Enade Contínuo: 1,5459 Conceito Enade: 2
Ciências Contábeis: Enade Contínuo: 1,7322 Conceito Enade: 2
Caçador
Psicologia: Enade Contínuo: 1,7261 Conceito Enade: 2
Ciências Contábeis: Enade Contínuo: 1,8093 Conceito Enade: 2
Administração: Enade Contínuo: 2,1988 Conceito Enade: 3
Jornalismo: Enade Contínuo: 2,2301 Conceito Enade: 3
Direito: Enade Contínuo: 2,3010 Conceito Enade: 3
O curso de jornalismo foram avaliados doze no Estado, e o curso da Uniarp foi o antepenúltimo na avaliação, outros cursos da Uniarp tiveram conceitos ainda mais baixos. Só está melhor que Facvest de Lages e Univali de Itajaí. Os cursos que despontam na frente são Unipalc de Lages e UFSC de Floripa com conceitos superiores a 4.
Quando o curso foi criado, em 2011, levou dois anos para ser reconhecido pelo MEC. Portanto a primeira turma de jornalismo da Uniarp, formou-se sem participar de uma única avaliação do Enade.
E mesmo assim, a Uniarp optou por colocar um aluno recém formado desta turma como cordenador do curso.
Comentários