• Caçador Urgente / Inf ND Mais
  • divulgação

SC já tem projeto para o início da vacinação em menores de 18

  • 17/08/2021
  • 445

Ao passo que a vacinação avança em todo o país cresce a expectativa pelas faixas-etárias restantes. Adultos mais jovens, em Santa Catarina, já estão formando filas para as respectivas primeiras doses.
Adolescentes, pré-adolescentes e crianças, no entanto, ainda precisam de um pouco mais de paciência.
Ainda que com alguns percalços, incertezas e até muitas dúvidas, o fato é que a vacinação avança em todo o Brasil. Algumas capitais, por exemplo, já deram início a imunização dos jovens de 12 a 18 anos.
Em Santa Catarina, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a estimativa é que essa nova rodada de vacinados comece após o término dos adultos, com mais de 18 anos.
Para o secretário da pasta André Motta, o cronograma está "mantido" já que até o dia 31 de agosto SC deve concluir essa primeira meta para, nos primeiros dias de setembro, dar início aos jovens entre 12 e 18 anos.
Vacinômetro SC
Segundo a plataforma Vacinômetro SC, o Estado computa 4,1 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa pouco mais de 57% da população.
A segunda dose já aparece em condição mais retardada: quase 1,8 milhão de vacinados o que representa, aí sim, 24% da população apta a imunização.
O Vacinômetro SC ainda informa o número de doses de vacinas recebidas via Ministério da Saúde: 7.388.980. Todos esses dados são referentes a última atualização disponibilizada na plataforma, às 17h20 desta segunda-feira 16.
Já segundo o painel de casos disponibilizado pelo governo de SC, entre 0 e 20 anos, foram contabilizados 68 óbitos. Ainda conforme os números disponibilizados e atualizados pela última vez na manhã desta sexta, 13, pouco mais de 116 mil casos foram confirmados para a Covid-19 dentro dessa faixa etária.
Reunião para acelerar
O secretário André Motta mencionou a intenção da pasta em, durante esta semana, trazer algumas definições sobre os próximos passos da vacinação em Santa Catarina.
Além da reta final dos adultos em todo o território catarinense, a intenção é arquitetar uma maneira de acelerar esse final de grupo para até o dia 31 de agosto "celebrar" o término da faixa-etária.
Setembro, a partir das remessas enviadas pelo Ministério da Saúde, deve ser o início dos adolescentes entre 12 e 18 anos. Motta, no entanto, lembra que o começo deve ser pelos públicos prioritários que são os jovens com comorbidades.
Sub-12 sem data
Crianças até 12 anos terão que esperar mais ainda. O Plano Nacional de Imunização (PNI) disponibilizado pelo Ministério da Saúde, segundo o último divulgado, ainda é pouco preciso sobre data de vacinação.
Há, ainda, uma expectativa pela liberação dos imunizantes já que, segundo a Anvisa, não há garantia e tampouco comprovação das consequências da aplicação em crianças. Os próprios reflexos da vacina nos pequeninos ainda é tema de estudo já que, até nos adultos, elas ainda causam as mais diversas e relativas reações.
A informação foi reiterada pela SES que, de acordo com o que repassou o secretário e chefe da pasta, deve aguardar pela deliberação do Ministério da Saúde e Anvisa.

Comentários