• Caçador Urgente
  • divulgação

Secretaria de Saúde de SC suspende vacinação contra a Covid-19 em gestantes

  • 11/05/2021
  • 490

Em virtude do comunicado emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite desta segunda feira 10, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por precaução, decidiu suspender temporariamente a vacinação contra a Covid-19 de gestantes em todo o estado.
A SES/SC aguarda o pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa, para orientar as equipes de imunização, sobre a continuidade da vacinação das gestantes contra a Covid-19 em Santa Catarina.
Orientação
Anvisa recomendou a suspensão imediata, do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência. A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca, seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.
O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde, que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca, não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

Comentários