• Caçador Urgente / Inf Rádio Caçanjurê
  • Rádio Caçanjurê

Pastoral da Aids e Secretaria Municipal de Saúde realizam ação para conscientização da luta contra a Aids

  • 02/12/2019
  • 598

No domingo 1º de dezembro foi o Dia internacional de luta contra a Aids. Em Caçador a Pastoral da Aids e a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram testes rápidos no pátio da Catedral São Francisco de Assis no final da celebração da santa missa.
Os testes continuaram na comunidade Cibrazem, onde foram realizados testes rápidos com os moradores do local. Também foi servido cachorro quente e bolo aos moradores.
O evento teve a participação de Rafael Regiane, de Vitória - Espírito Santo, que vive com o vírus HIV. Ele falou da aceitação, e do cuidado com a própria saúde para cuidar também das pessoas próximas.
O coordenador de vigilância em saúde, Célio Becker, também falou da importância do dezembro vermelho, tendo como primeira ação os testes nesse dia 1º de dezembro.
O padre Edimar Blaskoski da Pastoral da Aids, falou da importância do não preconceito em relação as pessoas que vivem com HIV, e a importância do trabalho realizado pela pastoral.
Hoje os testes se modernizaram e o resultado fica pronto em até 30 minutos. A boa notícia é que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes na faixa nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (Upas). O tratamento também é oferecido na faixa pelo SUS.

Comentários