• Caçador Urgente / Inf Ass de Imp Prefeitura de Caçador
  • Divulgação

Caso de sarampo é confirmado em Caçador

  • 30/10/2019
  • 1005

Um caso de sarampo foi confirmado, em Caçador, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município.
A doença foi registrada em uma guria de 24 anos, que apresentou manchas avermelhadas, sinal característico da doença, a partir do dia 18 de outubro. De lá para cá ela ficou em casa, afastada de suas atividades, e outras medidas de controle foram tomadas para que a doença não se propagasse.
"Ainda estamos investigando o caso para tentar rastrear como a jovem contraiu o sarampo, também estamos estendendo nossas ações às pessoas que estiveram próximas dela no período de maior transmissão, que compreende 2 dias antes e 2 dias após o surgimento do exantema", destacou o dire da Vigilância Epidemiológica, Célio Becker.
Ainda segundo ele, a guria encontra-se bem no momento, e já pode voltar ao trampo e sua rotina normal. "Porém, este caso acende um alerta e comprova as previsões do Ministério da Saúde com relação a reintrodução de sarampo em Santa Catarina", explicou.
Em Santa Catarina, já são 40 casos confirmados segundo o último boletim divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
"Apesar deste caso ter evoluído positivamente é importante salientar que o sarampo é uma doença séria e pode matar", lembrou Célio. Entre as ações realizadas em Caçador para prevenção, está a Campanha de Vacinação voltada a crianças de 6 meses à menos de 5 anos, entre os dias 7 de outubro e 25 de outubro.
Já entre os dias 18 de novembro a 30 de novembro, vai rolar a Campanha de Vacinação para adultos de 20 a 29 anos. "A melhor maneira de se prevenir contra o sarampo é a vacina", finalizou Célio.

Comentários