• Caçador Urgente
  • Divulgação

Vacinação contra a Febre Amarela mobiliza Caça City

  • 11/01/2017
  • 1090

Nesta semana o Ministério da Saúde está reforçando a imunização contra a Febre Amarela após a notificações de 12 casos e cinco óbitos suspeitos da doença, em Minas Gerais. Ao total, 162 munícipios da Santa & Bela terão recomendações de vacinas.
Na região os municípios de Arroio Trinta, Caça City, Frai City, Iomerê, Pinheiro Preto, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias e Videira também estão na relação de citys incentivadas para efeturar as vacinas. Apesar da Santa & Bela não registrar casos de Febre Amarela em humanos desde 1966, a vacinação contra a doença é indicada para 100% do povão dos 162 municípios catarinas que integram a área com recomendação de vacina contra Febre Amarela (ACRV).
Além do povão residente nestes municípios, a vacinação é recomendada para todas as pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos 3.530 municípios brasileiros considerados ACRV. Essas citys são localizadas em todos os Estados das regiões Norte e Centro-Oeste; em Minas Gerais e no Maranhão e em alguns municípios do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa & Bela e Rio Grande do Sul.
De acordo com Eduardo Macário, dire da Vigilância Epidemiológica da Santa & Bela, quem ainda não é vacinado e pretende viajar para essas áreas deve procurar um posto de vacinação pelo menos dez dias antes da viagem.
"Pessoas que ainda não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos, devem se vacinar contra a febre amarela. A vacina é indicada para as pessoas acima de nove meses de idade, tendo eficácia de 95%, produzindo anticorpos protetores a partir do 10º dia após a vacinação", alerta.
A imunização oferece total proteção contra a doença, que pode ter curta duração, ou evoluir para formas graves e levar até mesmo à morte. A vacina é na faixa, e está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde pública da Santa & Bela.

Comentários