• Adelcio Machado dos Santos
  • Divulgação

Educação a Distância - metodologia da Capacitação II

  • 05/10/2018
  • 512

Relevante motivo para participar de um programa de educação continuada diz respeito à necessidade de adquirir ou aprimorar habilidades intersubjetivas indispensáveis ao bom desempenho político, no âmbito legislativo ou gestorial.
 Os cursos a distância, criados e difundidos diariamente, fazendo uso da Internet ou sistemas de rede semelhantes como suporte da comunicação pedagógica, são inúmeros.
Todavia, esse desenvolvimento por si só da educação a distância nem sempre garante a qualidade satisfatória e a formação adequada. Importa, portanto, estruturar a educação a distância de forma adequada para que possibilite uma educação contínua e de qualidade.
A educação constitui instrumento fundamental para formar cidadãos críticos, reflexivos e preparados para se adaptarem à flexibilização do universo de trabalho de uma sociedade em permanente modernização.
Nesse sentido, a educação a distância representa a oportunidade de estender a formação continuada para diferentes segmentos sociais.
O movimento na sociedade atual é acelerado e a necessidade de atualização é permanente.
De forma constante nova informações derrubam velhas certezas, implodem certezas, reformulam leis, modificam hábitos e costumes, alteram políticas, ou seja, as informações se descolam velozmente por todo o mundo, exigindo a adoção de rápidas decisões por parte das pessoas.
 Todos necessitam estar em constante estado de aprendizagem para que possam sempre responder a essa demanda da sociedade da informação.
Para facilitar essa necessidade de educação continuada, tem-se a educação a distância, a qual, a partir do momento em que for estruturada de forma adequada, para que realmente vença as barreiras sociais do ensino e alcance a população em geral, coloca-se como um eficaz instrumento de promoção da educação superior ou mesmo de outros cursos de ensino complementar e formação profissional específica.
Compreende o processo de ensino caracterizado pelo uso da comunicação bidirecional, que substitui a interação direta entre professor e aluno na sala de aula. Professores e alunos podem estar distantes e dispersos no espaço/tempo. A aprendizagem é independente e flexível e conta com a mediação de diversos recursos tecnológicos.
Entretanto, ao mesmo tempo em que essa modalidade de educação se caracteriza pelo distanciamento entre o professor e o educando, as novas tecnologias de informação e comunicação permitem uma aproximação no ensino a distância, mediado pela Internet, teleconferências e videoconferências.
 Essas tecnologias permitem um alto nível de interação no sistema de educação a distância atual.
Embora num primeiro momento a educação a distância pressuponha a realização de investimentos em tecnologias de informação e comunicação, considerando-se o longo prazo, o alcance geográfico dessa metodologia de ensino e a quantidade de pessoas que pode atingir certamente os custos serão bem menores quando comparada com o ensino presencial.
A educação a distância possibilita uma maior flexibilidade, com base na ausência de rigidez quanto aos requisitos de espaço, uma vez que a maior parte dos estudos é realizada em casa pelo próprio estudante, diferenciando-a da educação presencial.
Ademais disso, a assistência às aulas, o tempo de estudo individual e o ritmo do aprendizado asseguram a essa modalidade de educação uma maior flexibilidade. Isso permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, conforme as necessidades individuais. O aluno poderá permanecer em seu ambiente profissional, cultural e familiar, obtendo a formação desejada fora do contexto da sala de aula.

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