• Caçador Urgente / Inf Ass ADR
  • Ass de Imp ADR

Escola Cecília Vivan comemora 2ª melhor média no Ideb

  • 26/09/2018
  • 786

A escola estadual Cecília Vivan, em Salto Veloso, está comemorando o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgado no mês de setembro. A unidade conquistou a 2ª melhor nota do Ensino Médio entre todas as escolas da Santa & Bela.
A conquista é festejada pelos 141 alunos, 20 fêssores, três funcionárias e por toda a comunidade escolar. "Salto Veloso sempre foi referência em ensino fundamental, e agora nossa escola conseguiu elevar essa condição também para o Ensino Médio", comenta a dire Regina Biscaro Ansilieiro.
Criado em 2007, o Ideb tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional, e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice leva em consideração três aspectos: abandono, reprovação, e a nota da prova Brasil. Os exames são realizados a cada dois anos.
De acordo com a dire Regina, esse foi o melhor resultado da EEB Cecília Vivan, fruto da dedicação e comprometimento de toda equipe da escola. Ela cita uma série de fatores, que contribuíram para a melhoria da qualidade do ensino na unidade.
"O envolvimento das famílias com a escola é intenso e faz com que a evasão escolar seja quase zero. Realizamos aulas de recuperação para zerar qualquer dificuldade do aluno e isso ajuda para que o índice de reprovação seja baixo. E também aplicamos constantemente simulados preparando nossos estudantes para as provas do Enem e vestibulares", diz Regina.
Sala de autoconhecimento
Além das estratégias diretas para melhorar os índices básicos, ações paralelas também são consideradas fundamentais para o bom andamento das atividades escolares. Um dos diferenciais da EEB Cecília Vivan é a sala de autoconhecimento. O espaço foi criado para trabalhar o lado humano da alunada.
Para a orientadora Jane Pasin Ribeiro, essa iniciativa é um divisor de águas no desempenho da alunada. "A sala do autoconhecimento é para ouvir os alunos e ajudá-los a refletir. Trabalhamos os valores, questões familiares. Entendemos que se o aluno está bem emocionalmente ele rende mais nos estudos. Essa atividade tem dado um retorno excelente para toda a escola", relata.
Ambiente nota 10
Outro destaque da EEB Cecília Vivan é o ambiente. Alunada e fêssores ajudam a embelezar a escola com flores, e até um jardim oriental está em construção. Na área de convivência um quiosque com orquídeas, é ponto certo para momentos de lazer nos intervalos.
Nas salas de aula e corredores pinturas temáticas dão um colorido especial na escola. Na sala de artes a alunada trabalham com pinturas em tela e mosaicos, esse último uma especialidade da escola.
Destaque ainda para os projetos ambientais: banheiro seco, composteira de lixo, e estufa sustentável com irrigação reaproveitando a água do ar condicionado.
"A nossa escola vem melhorando em vários aspectos a cada ano. Essa é uma busca constante. Cada ação que desenvolvemos é pensando em motivar e elevar a autoestima dos nossos alunos, para que eles se sintam bem para adquirir o conhecimento que é fundamental para a vida", finaliza a dire Regina.
Escolas da Regional melhoraram no Ideb
Para a gerente regional de Educação da ADR Videira, Rachel Calomeno Ribeiro, o resultado do Ideb é uma caminhada de anos, que as escolas vêm traçando em busca da melhoria e qualidade do ensino. Segundo ela, a maioria das escolas da Regional melhorou a média em 2017.
"A 9ª GERED se sente orgulhosa e parabeniza a todas as escolas da Regional, os diretores, professores, alunos e comunidade. Todo esse empenho soma e contribui para o resultado significativo no processo ensino aprendizagem", diz.
A EEB Governador Lacerda também obteve destaque no Ideb com média 7.6 nas Séries Iniciais, o melhor resultado entre as escolas do município de Videira. "Esse resultado é positivo, pois demonstra a qualidade de educação da nossa escola, mas também é desafiador, visto que objetivamos elevar o índice ainda mais", afirma a diretora Vanessa Pereti.

Comentários