• Caçador Urgente / Inf Rádio Videira
  • Divulgação

Aumenta número de municípios infestados pelo Aedes aegypti em SC

  • 11/09/2018
  • 484

A Santa & Bela alcançou número recorde de municípios infestados pelo Aedes aegypti: 74. Nas duas últimas semanas Palhoça, passou a fazer parte da lista de citys nesta condição. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um incremento de 21,3% no número de municípios infestados pelo mosquito que transmite Dengue, Zika e Ckikungunya, já que na época 61 citys que faziam parte do grupo.
Os dados são do boletim da Dire de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), que também mostra que subiu o número de casos de dengue no Estado. De 51 passou para 53 nas últimas semanas. A maioria dos casos 33 foram contraídos dentro da Santa & Bela, sendo 26 em Itapema, 6 em Balneário Camboriú e 1 em Camboriú.
Febre de Chikungunya e Zika
Os números de casos de Chikungunya e Zika vírus, não sofreram alteração em comparação ao último boletim. Até o momento, foram confirmados 13 casos de febre Chikungunya na Santa & Bela, sendo que 3 deles foram contraídos dentro do Estado (2 em Cunha Porã e 1 em São Miguel do Oeste). No mesmo período de 2017, foram 31 casos importados (contraídos fora do Estado) e nenhum caso autóctone (dentro do Estado).
Já em relação ao Zika vírus, um caso importado foi confirmado em um morador de Piratuba, no Meio-Oeste, que teria contraído a doença no Mato Grosso.
Até o dia 1º de setembro, foram identificados 12.381 focos do mosquito Aedes aegypti em 153 municípios. Comparado ao mesmo período de 2017, quando foram identificados 8.488 focos em 139 municípios, houve um aumento de 45,9%.

Comentários