• Caçador Urgente / Inf Ass de Imp Prefeitura de Caçador
  • Ass de Imp Prefeitura de Caçador

UPA deve ser procurada apenas em casos de urgência

  • 23/07/2018
  • 869

A Unidade de Pronto Atendimento de Caçador (UPA) deve ser utilizada apenas em casos de urgência. Para outros casos, menos graves, como dores de cabeça ou gripe, por exemplo, a tchozada devem se dirigir até o posto de Saúde do seu bairro.
Mesmo com a saída de férias de quatro Dotôs cubanos, seguindo orientação nacional, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu realocar mais quatro Dotôs para que nenhuma unidade fique sem atendimento.
Por isso, a partir desta segunda-feira 23, todos os postos terão Dotôs atendendo normalmente. "Quando as férias dos médicos cubanos acabarem e eles voltarem, vamos manter estes 4 novos médicos atuando nos postos de Saúde. Será um incremento no atendimento", destacou Larissa Strapasson, da Secretaria de Saúde.
Além dos postos atendendo das 8h às 12 e das 13h às 17h, existe ainda a unidade do bairro Martello, que abre também à noite, das 18h às 22h.
O pedido para que a comunidade vá aos postos de Saúde visa desafogar a UPA, já que mais de 50% dos atendimentos está sendo de fichas azuis e verdes, ou seja, não são casos de urgência. "Estes casos acabam demorando para serem atendidos, porque as prioridades, que são as fichas amarelas e vermelhas, sempre terão atenção especial e passam na frente. Seguimos a determinação do Ministério da Saúde, que estabelece a ordem de atendimento e o tempo de espera de acordo com a gravidade da situação", completou Larissa.
Para se ter uma ideia, no mês de junho, foram atendidos, em média, 6 mil casos cadastrados com fichas verdes ou azuis, de menor gravidade. Para se ter uma ideia, foram atendidas, em média, 6800 pessoas nestes meses. "Muitas vezes, as pessoas vão até a UPA e têm que aguardar por muito tempo e isso gera desconforto e reclamações. Nos postos de saúde, o atendimento é mais rápido e pode ser agendado. A renovação de receitas também deve ser feita nos postos de Saúde", acrescentou Larissa.
Nesta semana, durante a segunda-feira 16, foram atendidos 328 pacientes na UPA, quase o dobro de outros dias, o que gerou grandes filas e demora no atendimento. Igualmente, a maior parte era de fichas verdes e azuis.
A Prefa mantém três Dotôs atendendo diariamente na UPA. Este número, inclusive é o máximo que a estrutura construída suporta. O modelo seguiu as regras do Governo Federal, e não pode ser alterado.  
Outra situação é a dificuldade que a Prefa tem de contratar Dotôs, principalmente porque a maior parte prefere grandes centros e não citys do interior. "Mesmo assim, estamos trabalhando para trazer mais profissionais para Caçador", finalizou Cristiane Santi, da Secretaria de Saúde.
O que são urgências e emergências
A emergência é a circunstância que exige uma cirurgia, ou intervenção médica de imediato, por isso em ambulâncias está geralmente escrito emergência e não urgência. Ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico, e muitas vezes de cirurgia possuindo o caráter imediatista e emergencial, pois pode haver risco de morte.
Por exemplo hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergências. Por outro lado, luxações, torções, fraturas graves, e dengue por exemplo, são consideradas como situações de urgência.

Comentários