• Caçador Urgente / Inf Ass ADR
  • Ass de Imp ADR

Encontro reúne escolas do Ensino Médio Inovador

  • 20/06/2018
  • 307

A Gerência Regional de Educação (Gered) de Videira realizou nesta terça-feira 19, um trelelê das escolas que desenvolvem o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O trelelê rolou na EEB Cecília Vivan, em Salto Veloso, reunindo também alunada e fêssores de outras quatro unidades: EEB Adelina Régis, EEB 25 de Maio, EEB Gonçalves Dias e EEB Governador Bornhausen, onde essa modalidade de ensino é ofertada.
O objetivo do trelelê foi compartilhar informações através dos projetos desenvolvidos do primeiro semestre de 2018. A programação contou com várias apresentações artísticas, pedagógicas e atividades que mostram a finalização de uma etapa dos projetos do Ensino Médio Inovador.
Desde 2010, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina vem implementando o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O principal objetivo é oportunizar ao adolescente, e ao jovem a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado, dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente.
Tendo esse direcionamento, o ProEMI propõe a elaboração do Projeto de Redesenho Curricular que possibilita o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.
O projeto organiza ações que propõe mudanças curriculares, em relação aos conhecimentos e conteúdos, assim como metodologias inovadoras, saindo do formato tradicional, proporcionando aos jovens uma relação com o conhecimento, levando-os a formação humana integral. Para tanto, é importante que garanta no currículo as dimensões do trabalho da Ciência, da Tecnologia e da Cultura como eixos estruturantes na formação dos jovens.

Comentários