• Caçador Urgente / Inf Ass CMC
  • Ass de Imp CMC

Câmara Municipal volta a solicitar instalação de clínica de hemodiálise em Caçador

  • 19/06/2018
  • 687

A instalação de uma clínica de hemodiálise em Caçador voltou à pauta da Câmara Municipal de Caçador nesta segunda-feira 18. Uma indicação assinada por todos os abóbrões foi aprovada, solicitando a prefa um estudo de viabilidade junto à Secretaria Municipal de Saúde para a efetivação deste serviço no Município.
De acordo com Adriano Pares (PSDB), atualmente pelo menos 15 pacientes precisam se deslocar até Videira fazer hemodiálise toda semana, gerando riscos, transtornos e ainda mais sofrimento a estas pessoas. Para ele, o serviço poderia ser oferecido no Hospital Maicé, facilitando o acesso àqueles que buscam o atendimento.
O abóbrão-mor Rubiano Schmitz lembrou que Caçador, chegou a ter uma clínica de hemodiálise ainda na gestão do ex-prefeito Onélio Menta, mas a empresa encerrou suas atividades tempo depois. Além disso, lembrou que quando foi Vereador entre 2009 e 2012, outra empresa, desta vez de Videira, buscou sua instalação no Município, chegando a realizar alguns trâmites necessários para funcionar no então Hospital Jonas Ramos, inclusive mantendo as máquinas por um período no local. No entanto, o seu funcionamento acabou não se concretizando e a empresa retirou as máquinas do espaço.
No ano passado, Rubiano esteve em Florianópolis buscando a viabilização de recursos para a hemodiálise e conclusão da hemodinâmica no Maicé junto aos Deputados Estaduais Marcos Vieira (PSDB), Milton Hobbus (PSD), Valdir Cobalchini (MDB), Kenedy Nunes (PSD) e Gabriel Ribeiro (PSD) Segundo ele, apesar de algumas promessas até o momento nenhum destes recursos foi efetivado.
Ele solicitou ainda que cada Vereador busque, junto às suas lideranças estaduais e federais, auxiliar na busca desses investimentos.
Já os abóbrões do MDB, Neri Vezaro e Marcio JF afirmaram que em conversê com o deputado Cobalchini, o mesmo enfatizou que está trabalhando para a liberação de R$ 500 mil para a hemodiálise. Junto a isso, há uma emenda de R$ 5 milhões do deputado federal Celso Maldaner que já está assegurada, segundo eles, para a reforma e ampliação do Hospital.

Comentários