O IFSC Câmpus Caça City realizou, no último dia 15 de dezembro, o trelelê de certificação da alunada vinculados ao Curso de Português e Cultura para Estrangeiros (Básico). O projeto teve início em fevereiro de 2015 e já formou mais de 100 alunada imigrantes e refugiados.
A proposta é coordenada pela fêssora Luana de Gusmão Silveira, docente de Língua Portuguesa, mestre na área de Estudos da Linguagem, pela Facul Federal do Rio Grande do Sul. De acordo com a fêssora, o projeto colabora de forma significativa para a inclusão dos imigrantes na comunidade e no mercado de trampo, concretizando, assim, a principal missão da instituição, ou seja, a efetiva inclusão social.
"Na posição de educadora acredito que promover a integração social, econômica, laboral e cultural dos alunos imigrantes é fundamental para garantir a proteção de seus direitos. E, o IFSC, enquanto instituição educacional, vem contribuindo sistematicamente com esse processo", afirma Luana.
No trelelê, um total de 21 alunada foram certificados. O trelelê contou com a presença da representante da Cáritas Diocesana de Caça City, Juliana Kades, instituição parceira do projeto. Além da Cáritas, a proposta conta também com o apoio do Sesc.
O campus ofertará, no primeiro semestre de 2017, mais uma turma para o ensino do Português e da Cultura Brazuca, dando continuidade ao projeto. As inscrições ocorrerão no período de 17/01 a 05/02/2017
Comentários