• Divulgação
  • Divulgação

Iomerê promove resgate fotográfico do município

  • 10/04/2018
  • 794

Nos próximos dias moradores, ex-moradores e pessoas que tenham laços com Iomerê poderão explorar a memória da criação do município, por meio de um projeto inovador desenvolvido pela Prefa e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo. O Núcleo de Turismo e Cultura do município, acaba de promover um resgate fotográfico com mais de 100 fotos antigas, que vão formar o Projeto Histórias de Iomerê, para disponibilizar essas imagens nas redes sociais da Prefa. A ideia é criar um álbum virtual no Facebook (www.facebook.com/prefeituradeiomere ) com esses registros que poderá ser apreciado, curtido e compartilhado. "O Projeto Histórias de Iomerê tem como objetivo apresentar uma forma de construção, resgate e manutenção da memória, história e identidade da nossa comunidade, na medida em que transforma a percepção dos moradores sobre si mesmos e sobre nossas raízes", explica o secretário de Educação, Maurício Bridi.
O chefe do Núcleo de Turismo e Cultura, Yuri Hentz que coordena o Projeto destaca que as imagens foram garimpadas nos arquivos públicos, e entre os moradores que também auxiliaram com informações, para a elaboração das legendas informativas sobre os registros. Segundo ele, as fotos resgatadas formam um verdadeiro labirinto da história de Iomerê.
São registros de lembranças importantes de cada momento do município, que passaram pelas lentes de fotógrafos profissas e amadores. Foram resgatadas fotos do surgimento das primeiras escolas, da igreja matriz, das inúmeras conquistas dos diversos esportes, dos trelelês religiosos e festivos, e de maneira geral do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico de uma city em constante evolução.
Hentz destaca que o resgate fotográfico além de saudosista, é muito rico de memórias que ajudaram a construir a história de Iomerê. São fotos de  antigos casarões, costumes da infância, das famílias, eventos, época do jardim de infância, colégio, casamentos, paisagens e da formação econômica da city. "Enfim são detalhes importantes para a preservação da memória de nosso município", explica.

Comentários