Quem é ligado ao universo gamer sabe que é possível aprender sobre Grécia Antiga jogando God of War ou sobre a Idade Média em Assassins Creed. Assim como obras da literatura e do cinema, os jogos conseguem retratar épocas históricas de forma detalhada. Antes de ingressar no Câmpus Caça City como barnabé em fevereiro deste ano, Marcione Nunes usava jogos digitais em suas aulas de História.
Agora, realizando mestrado profissa em Educação, ele está disseminando a metodologia a outros fêssores da rede pública. A primeira edição da capacitação de 40h iniciou em novembro, com edital de apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Cerca de 20 fêssores do ensino básico do município estão participando do curso, que tem como objetivo incentivar metodologias mais dinâmicas no aprendizado da alunada.
Até mesmo jogos de construção simples podem auxiliar no ensino de áreas como idiomas e matemática. No decorrer das últimas semanas, os fêssores adentraram a cultura gamer e conheceram ferramentas para criar seus próprios jogos. Por meio da plataforma Code, por exemplo, é possível criar games de forma intuitiva, mesmo sem ter domínio das linguagens da área, como o JavaScript.
Nunes, responsável pelo projeto, têm sentido um bom engajamento dos fêssores às novas tecnologias. Ele observou, na turma, muitos fêssores buscando alternativas ao modelo da lousa para lecionar as aulas. "A ideia é aproximar os professores da realidade dos alunos", comenta o mestrando.
Haverá vagas para uma nova turma a partir de janeiro. Para registar interesse no curso, entre em contato pelo e-mail marcione.nunes@ifsc.edu.br ou no fone (49) 3561-5715.
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