A escola estadual Dom Orlando Dotti, mobilizou a alunada e fêssores em um projeto sobre o tema "Cultura Afro Brasileira". As atividades foram desenvolvidas a partir de novembro durante a Semana da Consciência Negra, finalizando no último dia 9 de dezembro uma noite cultural que contou com exposição de trabalhos e apresentações.
Segundo a fêssora Solange Aparecida Mosquetta da Silva, o projeto envolveu todos os 350 alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Cada turma elaborou uma sequência didática baseada em aspectos da cultura afro-brasileira como artesanato, literatura, culinária, dança, música, tradições, costumes, entre outros.
No trelelê também rolaram apresentações de capoeira, como as danças maculelê e puxada de rede, coordenadas pelo fêssor Cléber Alemão, que já trabalha a modalidade na escola.
"Os alunos gostaram muito de trabalhar esse tema e o resultado pôde ser visto por todos com os trabalhos manuais e nas apresentações. Conseguimos evidenciar esse lado alegre e rico da África que é um continente irmão do Brasil", comenta a fêssora, lembrando que um dos objetivos foi promover um debate contra o racismo.
No próximo ano, em abril, a escola mobilizará a alunada para um trabalho semelhante abordando a cultura indígena.
Comentários