O encerramento da 3ª edição da Semana do Contestado aconteceu na tarde do sábado 28, no Parque Central. O trelelê iniciou com a premiação do concurso cultural "O Contestado", realizado pela Secretaria de Educação.
A tarde foi coroada por céu azul, brinquedos infláveis, mateada, show com a cantora Luna Barbosa, grupo de Flautas e Violões Lira do Contestado, Os Filhos de Caçador. A Missa Cabocla encerrou as atividades. Todas as atrações foram carregadas de emoções e repletas de homenagens, aos caboclos e a toda a história das terras contestadas.
O grupo Lira do Contestado recebeu, das mãos do representante caçadorense, Cleverson Olavo da Silva, a premiação de 1º lugar do Concurso de Bandas e Fanfarras que participou em Pouso Redondo. Além disso, a CCO fez homenagem (in memoriam) de Lilian Pontes e Janeth Anne Almeida que nas primeiras edições estiveram auxiliando na organização do trelelê.
"A Semana do Contestado foi pensada para todas as pessoas e foi muito gratificante ver o público prestigiando todas as atividades, prestigiando o resgate de onde viermos, onde surgiu nossa história, nossa cultura. Parabenizo os envolvidos no planejamento, na organização e na realização do evento, que foi um sucesso", destaca o vice-prefeito, Alencar Mendes.
O presidente da Comissão Central Organizadora, Ricardo Pelegrinello, destacou que a intenção é que cada vez mais a Semana do Contestado esteja atrelada ao cotidiano do caçadorense.
"As lutas e todas as vivências de nossos antepassados nos trouxeram até aqui. Todos temos um pé no passado, seja nas tradições, nos costumes, no modo de falar. E que estes sejam elementos dos quais nós tenhamos orgulho. Nós aprendemos, nas escolas, desde as séries iniciais, a história de nossa pátria e queremos que seja assim com a história de nosso povo. Precisamos resgatar e notamos a ótima aceitação e participação da comunidade", concluiu.
O trelelê foi organizado pela Prefa de Caçador, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Museu do Contestado, Câmara Municipal, Associação de Amigos do Museu do Contestado, Pastoral da Saúde, Cúria Diocesana, Gerência Regional de Educação, UNIARP, SESC, IFSC, ACIC, AMPE, artistas e grupos artísticos da cidade e demais entidades parceiras.
Comentários