O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) defende a realização de mutirões de cirurgias eletivas em todas as regiões da Santa & Bela. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, existem cerca de 60 mil cirurgias represadas em todo o Estado.
Cobalchini citou o exemplo de São Lourenço do Oeste, que visitou recentemente, onde estão sendo realizados os mutirões. "Lá, já foram feitas mais de 800 cirurgias de catarata. São pessoas que recobram a sua visão, estando praticamente cegas. Isso é a função do Estado, atender as pessoas", afirmou o deputado, em pronunciamento na Alesc.
Segundo ele, já manteve contato com o secretário de Saúde, Vicente Caropreso, e na semana que vem vai até o governador Raimundo Colombo para solicitar que mais mutirões sejam realizados. "Já estou trabalhando para realizarmos um grande mutirão na região de Caçador, que atenda todo o meio-oeste", exemplificou.
"Também recebo a informação, que até o fim do ano, a Prefeitura de Florianópolis está iniciando um mutirão de cirurgia para zerar a fila, que Mas entendo que com poucos recursos ele pode ser levado a todo o nosso Estado", afirmou Cobalchini, acrescentando que além da catarata, os mutirões de cirurgias podem ser também nas áreas de urologia, ginecologia, ortopedia, otorrino, entre outras.
Comentários