Vale acrescentar que na qualidade do ensino uma política de custos, exclusivamente direcionada às limitações orçamentárias, tende a inibir e desautorizar qualquer processo de mudança e avaliação do ensino, a esta política devem se contrapor medidas de estímulo ao aumento da produtividade, ou seja, à aplicação de serviços, tanto quanto possível buscando aumentar as receitas da universidade, simultaneamente, em que gera um ambiente de relações de trabalho cooperativo e atuante.
Portanto, os programas de melhoria na qualidade da educação superior não podem ser analisados isoladamente, já que operam num contexto predeterminado, seja este voltado à produtividade ou aos custos, ou mesmo a uma política mista entre essas duas.
Verifica-se que cada aspecto da disciplina de metodologia de ensino, prega a evolução, o desenvolvimento e a qualificação do ensino superior, e seu exercício requer como pressuposto uma atitude especial ante o conhecimento, que se evidencia no reconhecimento das competências, incompetências, possibilidades e limites da própria disciplina e de seus agentes, no conhecimento e na valorização das demais disciplinas e dos que a sustentam.
Em última análise, faz-se mister a Metodologia da Educação Superior, bem como seu relevante contributo para a edificação da escolaridade no que ela hospeda de essencial em sua natureza, ou seja, a elaboração de consciência crítica e a produção e transmissão de conhecimentos.
REFERÊNCIAS
ABREU, M. Célia; MASETTO, Marcos T. O Professor Universitário em Aula: Prática e Princípios Teóricos. São Paulo: Ed. Cortez / Ed. Autores Associados, 1982.
Burke, Thomas Joseph. O Professor Revolucionário: da pré-escola à universidade. Petrópolis, RJ : Vozes, 2003.
KUENZER, Acácia Zeneida. [et al.]. Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior / O que muda no cotidiano da sala de aula universitária com as mudanças do mundo do trabalho. Organização de Maria Eugênia Castanho. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico), pp. 15-28
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. 3ed. São Paulo: Atlas, 1997.
MASETTO, Marcos T. (org.). Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.
______________. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo : Summus, 2003.
MOREIRA, Daniel A.. (org.). Didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo : Pioneira, 1997.
NÉRICI, Imídeo G. Metodologia do Ensino Superior. Rio de Janeiro : Ed. Fundo de Cultura, 1973.
___________. O Homem e a Educação. São Paulo: Atlas, 1976.
Comentários