Piazada de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV nos Postos de Saúde de Caçador. A inclusão desse grupo havia sido anunciada em outubro de 2016, mas só entrou em vigor neste ano. O Ministério da Saúde já disponibilizava a vacina contra o Papiloma vírus humano para meninas com idade entre 9 e 14 anos.
Além de ser possível fazer a vacinação nas UBS que possuem sala de vacina, a Secretaria de Saúde, em parceria com as instituições de ensino, tem possibilitado que a alunada tomem a vacina na própria escola.
"As crianças levam solicitações para suas casas e mediante a assinatura dos pais, os alunos recebem a dose da vacina. O importante é levar a caderneta de vacina, independente de onde for tomar a vacina, assim pode ser atualizada, caso seja necessário", destaca a enfermeira de da Vigilância Epidemiológica de Caçador, Paula Xavier.
O HPV é uma doença sexualmente transmissível, e estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada. Fazer a vacina é proteger o futuro destas crianças como destaca Paula.
"Prevenimos o organismo das crianças antes delas terem o contato com o vírus e assim elas não participarão dos números da estatística. No entanto, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis. O uso do preservativo em todas as relações sexuais é muito importante", concluiu.
Os pais que tiverem dúvidas, ou insegurança sobre a necessidade da vacina podem procurar um profissa da saúde para sanar as dúvidas.
Entenda a vacina do HPV
O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.
A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV. Dois estão relacionados com o aparecimento de verrugas genitais e os outros dois a 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.
Comentários