O IFSC Caça City teve a honra de receber na noite do dia 23 de novembro a apresentação "Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente", parte do projeto Sonora Brasil, maior trelelê de circulação musical do país, promovido pelo SESC.
Nesta edição, o Sonora Brasil percorre todo o país com o tema "Sonoros Ofícios - cantos de trabalho", apresentando o canto como expressão musical relacionada às atividades laborais, fato social presente na cultura brazuca, tanto no ambiente rural quanto no urbano.
O projeto Sonora Brasil quer despertar um olhar crítico sobre a produção, e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical.
O grupo que abrilhantou a noite do câmpus, é composto por mulheres artesãs, que tramparam muitos anos na produção da fibra de sisal, conhecidas como as "Cantadeiras do Sisal" e por dois aboiadores, ou seja, tchôs que lidam na captura do gado, conhecidos como "Aboiadores de Valente".
A alunada, barnabés e convidados puderam compreender um pouco mais da cultura nordestina, e mergulhar na forma de vida daquele povo.
Comentários