O posto de saúde do CAIC está implantando um tratamento alternativo chamado auriculoterapia. A iniciativa foi da médica da Estratégia da Saúde da Família, Stacy Echeverría, que atua no posto e fez curso na área. Pacientes com hipertensão, diabetes, ansiedade ou dor crônica que são usuários da academia da saúde, foram os primeiros a terem acesso à terapia por meio de uma roda de conversê.
A técnica usa pontos na pele do ouvido externo, para tratar dor e condições médicas do corpo. Vem sendo aplicada mundialmente por ser uma prática integrativa e complementar, que não tem relação com a medicina convencional, como destaca a enfermeira responsável pelo CAIC, Cintia Carvalho.
"A Organização Mundial da Saúde recomenda a inclusão das práticas integrativas e complementares no sistema público de saúde. A auriculoterapia é uma ótima opção, pois tem a perspectiva de prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, propiciando um cuidado continuado, humanizado e integral de maneira não invasiva", observa.
A Estratégia Saúde da Família criará grupos específicos onde serão realizadas sessões semanais, com rodízio dos pontos, segundo necessidade de cada paciente. "Os benefícios proporcionados aos pacientes são diversos. Diminuição nos agravos a saúde e controle das patologias e até a redução e cessação do uso do tabaco. Além disso, a aplicação é rápida, cerca de cinco minutos. Os pacientes devem retornar dentro de sete dias", destaca a médica Stacy.
Comentários