O Auditório da Uniarp recebeu na noite de segunda-feira 21, a 3ª Noite Cultural dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos bairros Gioppo e Martello, mantidos pela Prefa de Caça City através da Secretaria de Assistência Social. O trelelê contou com cerca de 300 pessoas entre cidadãos que utilizam os serviços dos Cras, familiares, demais convidados, autoridades, e três turmas da alunada da Escola Wanda Krieger Gomes.
Desta vez a Noite Cultural foi baseada no cinema, e apresentou dez curta metragens estrelados pelos usuários dos serviços dos Cras. Os temas dos curtas foram debatidos, e sugeridos pelos frequentadores dos grupos juntamente com a Companhia de Teatro Vento Negro.
A dire dos Cras, Marizete Iaczinski (Nina), ressalta o sucesso desta terceira edição e diz que o resultado final é mérito da equipe e usuários. "Foi novamente uma noite especial e quero deixar meus parabéns e meu agradecimento a todos os servidores dos Cras e aos usuários dos serviços pelo comprometimento em apresentar estes curtas de cinema. Também deixar um agradecimento especial aos membros da Companhia de Teatro Vento Negro que estão conosco ao longo de todo o ano promovendo atividades nos Cras, e à direção e professores da Escola Wanda Krieger Gomes por levar seus estudantes para assistir".
A secretária de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos, ressalta que a Noite Cultural foi criada para que os cidadãos participantes dos Cras pudessem apresentar um pouco do que aprenderam, e também vivenciar momentos diferentes de seu cotidiano, como neste caso estarem envolvidos em curta metragens de cinema. "Para muitos aqui é a primeira oportunidade de poder encenar, conhecer o mundo do cinema e interagir com tantas pessoas em uma plateia. Isso sem dúvida ajuda no desenvolvimento destas pessoas e esse é o objetivo dos Cras, fazer a inclusão social e elevar a auto estima de todos, promovendo a igualdade e a superação das questões de vulnerabilidade social, dando oportunidades, lutando pelos direitos dos cidadãos".
Os curtas apresentados
1) "O detetivezinho". Conta a história de uma brincadeira de detetive, a imaginação da criança vai longe. O personagem escuta gritos e vai tentar descobrir de onde vem. Era sua irmã assustada com uma barata. Feito pelo grupo infantil Cras Norte (Gioppo).
2) "Ressurreição". Conta história de um adolescente que por quebrar o celular vê sua vida despedaçar. Feito pelo grupo de adolescentes Cras norte.
3) "Chico Mulato". Foi elaborado um clip deste clássico da música sertaneja que conta a história de Chico Mulato, o violeiro que mata o próprio irmão por ciúme da cabocla Terezinha. Feito pelos frequentadores dos grupos de idosos do Cras Martello e adolescentes do Cras Martello.
4) "Curioso!?" É uma sequência de visualizações pelo buraco da fechadura, justamente para deixar as pessoas curiosas. Feita pelo grupo infantil Cras Norte.
5) "Mova". É uma sequência de depoimentos sobre a violência contra a mulher. Feito pelo grupo de mulheres Cras Norte.
6) "Raios". Um grupo de adolescentes com poderes especiais. Jogar raios em aparelhos de teve para que as pessoas se desliguem dos aparelhos por um tempo. Feito pelo grupo de adolescentes Cras Martello.
7) "Trabalho infantil". Conta a história de uma criança que é forçada a trabalhar no lugar do seu pai. Feito pelo grupo de adolescentes do Cras Norte.
8) "Uma história de família". Um tema polêmico como a união homoafetiva é abordada nesse curta. Conta a história de duas mulheres que se casam e adotam várias crianças. Feito pelo grupo de idosos Cras Norte.
9) "Essa mulher sou eu". Sob a ótica das mãos as mulheres mostram coisas de sua rotina como mulher. Feito pelo grupo de mulheres Cras Martello.
10) "Pra ver se cola". Uma paródia do videoclip da novela Cúmplices de um Resgate, que todas as crianças participam. Feito pelo grupo de crianças, Cras Martello.
Comentários