Desde que iniciou os trabalhos em 2019, a BRK, concessionária responsável pelo tratamento e abastecimento de água e pelo esgotamento sanitário em Caçador, não mede esforços para cumprir o seu compromisso com a cidade.
Buscando eficiência operacional, desde fevereiro de 2023 a Estação de Tratamento de Água - ETA vem recebendo amplo investimento, com obras em sua infraestrutura, modernizando o processo de tratamento de água.
"A reforma da ETA está prevista em nosso plano de investimentos e faz parte da modernização do sistema de abastecimento de Caçador, algo necessário para a atualização dos processos de tratamento de água", explica Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.
Foram cerca de 20 meses na reforma da ETA, responsável pela produção de 17 milhões de litros de água por dia, que atendem a mais de 70 mil moradores da cidade.
A primeira etapa dessa modernização ocorreu no tanque de contato, setor do tratamento encarregado de dosar o cloro e o flúor na água. "A partir dos novos equipamentos instalados, teremos maior precisão na dosagem, garantindo a homogeneização deste processo e permitindo melhora na eficiência operacional do processo de tratamento de água", comenta o gerente operacional. Lembrando que a água produzida pela BRK em Caçador atende aos padrões de qualidade exigidos pela legislação vigente, estando equiparada aos padrões internacionais.
Nas etapas seguintes, ocorreram a modernização dos equipamentos da ETA, com a substituição das válvulas e comportas manuais por automáticas, e a implantação do sistema de lavagem dos filtros a ar. "Para garantirmos a qualidade da água que é entregue à população, se faz necessária a lavagem dos filtros, etapa crucial do tratamento. Até esse momento, eram necessárias duas lavagens por dia, feitas apenas com água e realizadas a cada doze horas. Com o novo sistema em operação, essa etapa será mais rápida e econômica. Reduziremos a perda de água na produção e efetivaremos essa ação apenas uma vez ao dia", revela.
A última etapa da modernização da ETA focou na segurança do público, tanto o interno, quanto o externo. "Instalamos novos guarda corpos em toda a extensão do tratamento, permitindo que a nossa equipe circule pela estação sem correr riscos, garantindo o bem-estar dos nossos funcionários. O importante é que, ao finalizarmos essa fase, também estaremos preparados para receber visitantes na ETA, possibilitando que este processo seja conhecido por pessoas da nossa comunidade. A Estação de Tratamento de Água de Caçador estará, finalmente, de portas abertas para a nossa população", finaliza Guilherme.
IMPORTANTE - No dia 03 de setembro, uma etapa importante do processo de modernização da ETA será realizada com a interligação da câmara aos filtros compactos. A atividade está programada para ocorrer durante a madrugada e todos os protocolos de segurança para garantir o abastecimento da cidade estão sendo respeitados. Caso ocorra alguma eventualidade e haja interferências na distribuição de água na cidade, a BRK irá comunicar a população através da imprensa local.
Comentários