Na rotina do abastecimento de água em uma cidade, estar atento aos detalhes como consumo e pressão são cruciais para manter um serviço de qualidade. É por isso que a BRK, concessionária responsável pelo saneamento em Caçador, investe, constantemente, em melhorias em seu sistema de distribuição.
"O relevo do município nos movimenta a estar sempre em busca por soluções que geram real impacto na vida da população e nos desafia a planejar investimentos robustos para o alcance de um benefício global para a comunidade. Conforme avançamos nos investimentos em Caçador, vamos solucionando problemas antigos e melhorando o acesso ao serviço de abastecimento de água", revela Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK.
Localidades como Figueroa, Champagnat, Sorgatto, Municípios e Martello receberam investimentos em 2023, solucionando problemas que geravam insatisfação por parte dos moradores. Esse ano, Gioppo, Santa Catarina e Vila Kurtz entraram no plano de obras da BRK, com o compromisso de encerrar adversidades antigas vivenciadas pela comunidade.
"Nossas equipes atuam, diariamente, na manutenção da rede de distribuição municipal, solucionando, pontualmente, vazamentos que impactam no serviço. Porém há situações que não dependem da manutenção, mas sim de uma análise mais profunda e projetos de engenharia mais complexos, comenta Pimentel.
Assim que assumiu a concessão do serviço de saneamento em Caçador em 2019, a BRK realizou o mapeamento dos pontos mais críticos de abastecimento. Esse estudo orienta os investimentos a serem executados pela concessionária, que vem trabalhando, desde então, para regularizar o abastecimento em determinadas regiões afetadas por problemas crônicos.
"Esses locais necessitam de monitoramento constante. Realizamos ações de pesquisa mais detalhadas para entender a real situação das áreas e traçar planos de ação, que contemplam planejamento estratégico e obras de engenharia para resolver em definitivo problemas históricos do sistema. Em abril, foi iniciada a implantação de uma nova rede de distribuição de água no Gioppo, reforçando a rede existente e aumentando a vazão de água para a área que era mais impactada pelas oscilações no fornecimento", explica.
Além dos 750 metros de rede, uma válvula redutora de pressão (VRP) foi instalada e será responsável por reduzir a pressão em pontos com maior incidência de vazamentos. Com o investimento, mais de 80 residências foram beneficiadas.
Com o mesmo intuito de aumentar a vazão de água e, consequentemente, a constante de distribuição, a BRK atuará na próxima semana na implantação de 120 metros de rede na Avenida Aristiliano Ramos, promovendo real melhoria no abastecimento de parte dos bairros Santa Catarina e Vila Kurtz.
Comentários