Assegurar que a sua vida e a das pessoas que você estima não estejam em risco é algo importante para você?
Se sim, saiba que a BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Caçador, entende e defende essa premissa. Tanto que um dos valores da empresa é: a segurança das pessoas é um valor inegociável, seja em relação à vida das pessoas no entorno de alguma atividade de campo, quanto à garantia de segurança das pessoas que compõem a equipe BRK.
"Nossa preocupação com o bem-estar das pessoas vai muito além da prestação de um serviço de qualidade, que gera benefícios reais para a sociedade. Ela está em nossa rotina e nos mobiliza a agir de maneira a preservar a vida sempre", argumenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.
Antes de iniciar uma atividade, a equipe BRK realiza reuniões de planejamento pré-trabalho, avalia as diversas interferências e potenciais situações de riscos no local, para definir o melhor isolamento e orientação para o fluxo de pessoas, ciclistas e veículos
As equipes técnicas da concessionária são intensivamente treinadas com critérios e procedimentos de segurança, utilizando como base o Sistema SWMS, sigla em inglês para "Sistema de Gestão de Segurança no Trabalho".
"Realizamos capacitações periodicamente, com foco na execução de um trabalho com a avaliação prévia dos riscos envolvidos e a forma necessária de mitigá-los. Todos os dias, reforçamos esses conceitos em cada etapa dos nossos serviços, sendo que, antes de iniciarmos qualquer atividade, reuniões pré-trabalho avaliam o entorno dessa operação, delimitando os locais de interferência e isolando as áreas de passagem de pessoas, ciclistas e de veículos".
Nos mais de 250.000 metros de tubulações que ligam a Estação de Tratamento de Água (ETA) a cada residência caçadorense, manutenções são necessárias. "E quando nossa equipe se reúne para realizar reparos, a segurança é o item número um do processo", enfatiza Pimentel.
Primeiramente, é avaliado o local onde será realizado o trabalho e analisado qual área de abastecimento será afetada. "Trabalhamos com critérios de urgência e impacto, ou seja, priorizamos as manutenções que estão afetando um número maior de clientes", esclarece. A partir desta definição, a equipe se mobiliza e entra em ação.Antes mesmo de qualquer equipamento ou maquinário ser acionado, o grupo de trabalho analisa cada elemento no entorno dessa operação.
"Todo detalhe é avaliado: número de residências no entorno, se há veículos que precisarão ser reposicionados, fiação elétrica exposta e/ou subterrânea, entre outros. Quando a ação não é emergencial, temos a preocupação de, inclusive, informar com antecedência cada morador e realizamos, porta a porta, uma conversa para compreendermos a rotina de cada família. Em alguns casos, há pessoas que precisam de serviços de urgência e, quando nos antecipamos a conhecer esses detalhes, conseguimos nos organizar e prever qualquer necessidade de ação rápida", explica o gerente de operações.
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