Muitas pessoas podem pensar que a água que usamos em casa vem simplesmente da torneira, deixando passar o longo caminho que ela faz até chegar efetivamente às nossas residências. A BRK em Caçador, explica de onde vem o recurso que chega até os imóveis das famílias. "Desde que a concessionária assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto na cidade, vem trabalhando diariamente para gerir o recurso mais importante e vital para a comunidade, respeitando as normas vigentes e permitindo que o ciclo de retirar a água da natureza, torná-la potável e destiná-la, em segurança, até as casas ocorra de maneira responsável e efetiva", comenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.
A água que chega em nossas casas faz parte de uma grande engrenagem. Isso porque o líquido potável que usamos para matar a sede e fazer a limpeza vem de lagos e rios. Antes de abrirmos a torneira em casa para a água sair, ela percorre um longo caminho até estar em condições de uso.
O primeiro passo é a sua captação, que pode ser feita por meio de lagos e rios (chamada captação superficial) ou vinda de poços artesianos (captação subterrânea). Em Caçador, a água bruta é retirada do leito de Rio do Peixe, na estrutura conhecida como Captação. A partir daí, a água segue para um importante ciclo de tratamento que envolve despoluição, adição de produtos que garantem sua qualidade e a tornam adequada para o consumo humano e finalmente o envio para as casas.
Para saber se a água se encontra apropriada para o consumo, vários testes devem ser realizados. Esses procedimentos de controle e vigilância são definidos pelo Ministério da Saúde e devem se basear em parâmetros físicos, químicos e biológicos preestabelecidos.
A BRK em Caçador controla a qualidade da água em todo o sistema de abastecimento da cidade, desde a captação até a chegada no cavalete da sua casa, coletando amostras e realizando análises frequentes. São realizadas mais de 4500 análises por mês em todos os processos de tratamento da água. Para isso, conta com uma equipe treinada que faz coletas regulares e realiza as análises em laboratório especializado, verificando e garantindo os padrões de qualidade da sua água.
Após todas as etapas de tratamento, a água segue para reservatórios para ser distribuída pela rede de abastecimento da cidade até chegar às ligações particulares de cada cliente.
Só depois de todo esse processo e cuidado em uma Estação de Tratamento de água (ETA), que a água chega na casa da população para ser usada na higienização e no consumo direto para matar a sede.
E quais cuidados devemos ter em casa em relação ao caminho da água? Ao falarmos em estações de tratamento, parece que toda a responsabilidade sobre os cuidados com a água fica só na esfera institucional, que não há nada que o cliente final possa fazer para contribuir com esse processo. No entanto, existem algumas iniciativas que podem inseri-lo nesse ciclo e torná-lo parte dos cuidados com o meio ambiente.
Comentários