• Caçador Urgente/Inf BRK
  • divulgação

Qualidade, agilidade e satisfação dos clientes guiaram os trabalhos de 2023 da BRK

  • 29/01/2024
  • 406

No saneamento, cada dia é uma oportunidade de impactar, positivamente, a vida de uma cidade inteira. Em Caçador, desde 2019 quando assumiu os serviços de tratamento e abastecimento de água e de esgotamento sanitário, a BRK vem trazendo sua experiência como uma das maiores empresas de saneamento do Brasil para atuar, efetivamente, em pontos que geravam o descontentamento da população e prejudicavam a rotina de centenas de famílias no município.

"Quando avaliamos a infraestrutura atual do saneamento de Caçador e comparamos com aquela que estava em funcionamento em 2019, não há dúvidas sobre os avanços alcançados. A BRK vem mudando a percepção dos moradores sobre saneamento e agindo na garantia de um serviço de qualidade e disponível 24 horas por dia", avalia Guilherme Pimentel, gerente de operações da concessionária.

O ano de 2023 foi mais uma comprovação da eficiência da BRK na gestão do saneamento da cidade. Com investimentos direcionados em pontos estratégicos de Caçador, voltados a regulagem da pressão da água, a concessionária garantiu que regiões historicamente problemáticas mantivessem uma constância de abastecimento e, consequentemente, gerando a satisfação dos usuários.

Entre as regiões beneficiadas estão os bairros Sorgatto, Santa Catarina, Alto Bonito, Figueroa, Centro, DER e Champagnat. "Cada região possui uma particularidade e nossa equipe está atenta a cada detalhe. Para o Sorgatto, por exemplo, implantamos um booster para melhorar o abastecimento na parte mais alta do bairro. Em outras localidades, foi necessária a instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), controlando a pressão da água e diminuindo a possibilidade de danos no sistema de distribuição", recorda o gerente de operações.

Ao todo, foram oito VRPs instaladas em 2023. "Com isso, reduzimos o número de manutenções, ampliando a qualidade dos nossos serviços e diminuindo as reclamações por falta de água no município", complementa Guilherme.

Além disso, houve a substituição de 104 ramais de ligação predial, renovando a estrutura existente, eliminando materiais danificados e conexões antigas, reduzindo a incidência de vazamentos ocultos. Alinhada às melhorias, a BRK implantou mais de 1,3 quilômetros de novas redes de distribuição de água em todo o município, otimizando o abastecimento para mais de 677 economias. "No total, os investimentos e melhorias realizadas pela BRK em 2023 alcançaram mais de 3,2 mil economias, ou seja, cerca de 12% das residências abastecidas pela concessionária", acrescenta o gerente de operações.

Outro item que demonstra que a dedicação da equipe BRK está no rumo certo é o tempo de resposta aos serviços solicitados pelos clientes. A concessionária possui um prazo limite para atender às demandas e este é determinado contratualmente pela Prefeitura de Caçador, Agência Reguladora (ARIS) e a BRK. "A nossa eficiência no cumprimento dessa exigência se aproximou a 99% em 2023, sendo que, a média no número de serviços aumentou consideravelmente", informa. De abril a dezembro de 2023, a média mensal de serviços solicitados pelos clientes foi de 1.743.

Com foco na melhoria contínua e compreendendo que a percepção dos usuários é a guia para o alcance da excelência na prestação de seus serviços, a BRK contratou uma empresa para realizar, mensalmente, uma pesquisa de satisfação dos clientes e o feedback impressiona. "Esse cuidado diário de dedicar agilidade, qualidade e importância às necessidades dos clientes faz com que a BRK em Caçador seja um destaque neste indicador no Brasil. Nossa equipe é muito bem avaliada e nosso trabalho faz jus a confiança dedicada pela população caçadorense", enaltece Guilherme. 

Figueroa e Champagnat recebem novos reservatórios

Caçador está crescendo. Muitas áreas urbanas que anteriormente estavam desocupadas, foram loteadas e estão recebendo as primeiras moradias.

"A BRK não atua apenas no presente. Serão 30 anos de relacionamento entre a concessionária e a cidade de Caçador e desejamos, não apenas acompanhar o seu crescimento, mas sermos parceiros, estimulando o seu desenvolvimento", comenta Guilherme. Mas para que essa parceria entre a cidade e BRK funcione, é preciso planejamento. "Precisamos prever o município para os próximos anos e efetuar investimentos que garantam que o saneamento comporte o volume populacional da Caçador do futuro".

Os bairros Champagnat e Figueroa são bons exemplos do crescimento imobiliário na cidade e há a expectativa para que outras áreas também recebam melhorias e novos moradores. Em 2023, o reservatório R18, localizado no Parque das Araucárias, foi concluído, ampliando para 260m³ a capacidade de reservação para esta região.

"Anteriormente, a capacidade de reservação para a localidade era baixa. Muitos moradores nos informavam sobre falta de água, principalmente nos finais de semana. Para suprir a necessidade de abastecimento, utilizávamos o caminhão-pipa como apoio emergencial, mas queríamos mudar essa realidade", recorda o gerente de operações. O R18 foi instalado em maio de 2023 e entrou em funcionamento em agosto. Desde sua implantação, apenas em situações pontuais para manutenção na rede os bairros Figueroa e Champagnat registraram falta d'água.

Estação de Tratamento de Água recebe investimentos

Em janeiro do ano passado, a BRK iniciou as obras de melhoria operacional na Estação de Tratamento de Água - ETA. A previsão é que a finalização do investimento ocorra no segundo semestre de 2024, porém os benefícios da melhoria perdurarão por décadas.

O empreendimento está modernizando o processo de tratamento da água captada no Rio do Peixe, tornando-o mais eficiente e garantindo sempre a melhor qualidade da água distribuída à população. "O compromisso assumido com a cidade está sendo concretizado. Os desafios existem e nos motivam a alcançarmos a nossa excelência diariamente. Queremos, e vamos, caminhar ao lado da comunidade, auxiliando na grande transformação que o saneamento irá proporcionar para Caçador", conclui Guilherme.
 

Comentários