• Caçador Urgente/Inf BRK
  • divulgação

BRK orienta como detectar vazamentos em sua casa

  • 12/09/2023
  • 244

Talvez você pense que uma pequena rachadura em um encanamento ou um chuveiro gotejando podem não ser tão significativos. É por isso que a BRK, concessionária responsável pelos serviços de tratamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário em Caçador, vem alertar sobre os prejuízos causados por pequenos vazamentos que podem estar ocorrendo neste momento na sua casa, mas você ainda não percebeu.

Vamos aos cálculos! Uma abertura de apenas 1 milímetro de circunferência é capaz de gastar cerca de 1,6 mil litros de água por dia. No mês, isso significa o desperdício de 48 mil litros, ou seja, é como se a sua casa tivesse consumido quase cinco vezes a medida de uma taxa mínima mensal de água, que equivale a 10 mil litros.

"O desperdício gera um problema para toda a sociedade, mas também pode repercutir diretamente no seu bolso. O volume que é perdido nos vazamentos é marcado pelo hidrômetro. Assim, ele é computado na sua conta de água e pode fazer um estrago no seu orçamento, por isso é importante ficar atento ao seu histórico de consumo", informa Celmo Rechi Barbosa, gerente comercial da BRK em Caçador.

O aumento na conta de água é, geralmente, o primeiro indício de que há um vazamento no imóvel. Porém, quando o vazamento está dentro da residência, a responsabilidade de encontrar e corrigir o problema é do proprietário. Por isso, é importante ter atenção e entrar em contato com a BRK para solicitar o histórico do seu consumo caso haja alguma suspeita.

"Este documento é importante para a análise inicial de um problema que pode estar sendo ocasionado por vazamentos. Somente no mês de agosto, 25 clientes procuraram a Loja BRK para verificar a alta de consumo e o aumento estava ligado a vazamentos internos na residência", relata o gerente comercial.

Caso você não queira ir até a Loja BRK, pode baixar o aplicativo Minha BRK e analisar o histórico de consumo da sua residência para evidenciar se houve alguma mudança. Na sua fatura mensal também existe um histórico referente aos seis últimos meses de consumo e que pode elucidar a dúvida sobre o aumento do consumo na sua residência.

Quando o vazamento ocorre na laje ou no telhado, é comum que a água escorra pelas paredes ou fique pingando em cômodos da casa. Além do incômodo, isso propicia o surgimento de fungos nas paredes e no teto. O mesmo ocorre quando o vazamento inicia na área interna de uma parede. Assim, há comprometimento da estrutura do imóvel. No caso do teto, pode haver até o risco de ele começar a ceder e até cair, em casos mais graves. Os vazamentos invisíveis, geralmente, causam transtornos maiores e custos mais altos, pois necessitam de reformas nas tubulações.

Em caso de vazamentos internos, procure a BRK
Mesmo que os vazamentos dentro do terreno ou da residência sejam de responsabilidade dos clientes, a BRK é parceira. "O aumento na conta de água devido a vazamentos pode assustar e se tornar um problema ao orçamento familiar. A BRK compreende que situações como esta não são intencionais e analisa, juntamente com o cliente, qual a melhor alternativa de negociação, conforme prevê em nossa Resolução Normativa. Após vistoriado e analisado o local, a BRK concede descontos para clientes afetados com este problema", enfatiza Celmo.

É importante que, ao perceber o problema interno e descobrir em qual local ele se encontra, o cliente registre com fotos e vídeos a situação, antes de realizar o reparo. Esse material será de grande importância para elucidar qual volume foi desperdiçado. "Somente com estas evidências é que teremos condições de avaliar o problema e direcionar com qual percentual de desconto o cliente será beneficiado", conclui o gerente comercial.

E se o vazamento for na rua, como proceder?
Quando o vazamento ocorre fora da residência ou do terreno do cliente, a responsabilidade pelo reparo passa a ser da concessionária que opera a rede de abastecimento. Sempre que identificar alguma ocorrência do tipo, você deve notificar a BRK no 0800 771 0001, que está à disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana. A concessionária irá providenciar o conserto.

Comentários