• divulgação
  • divulgação

Uma Reflexão Sobre a Decisão no Parlacen Diego Wen, Representante de Taiwan no Brasil

  • 25/08/2023
  • 96

Em um mundo cada vez mais interconectado e globalizado, as relações internacionais desempenham um papel fundamental na manutenção da paz, da justiça e da estabilidade global. No entanto, recentemente, fomos testemunhas de uma decisão que coloca em risco esses valores essenciais. Refiro-me à recente decisão tomada pelo Parlamento Centro-Americano (Parlacen) de aceitar a China como observadora permanente, em detrimento de Taiwan.

Essa decisão, por mais que tenha sido um direito soberano do Parlacen, não pode ser ignorada em sua relevância geopolítica e nas implicações que carrega para os princípios democráticos e de direitos humanos que defendemos. A inclusão da China como observadora permanente em um órgão internacional, enquanto exclui Taiwan, é uma ação que merece reflexão crítica.

Taiwan, uma nação democrática e progressista, tem buscado ativamente contribuir para a comunidade internacional com base nos valores de liberdade, justiça e respeito pelos direitos individuais. A decisão de conceder à China o status de observadora permanente em detrimento de Taiwan não apenas nega a contribuição legítima de Taiwan, mas também levanta questões sobre o compromisso da comunidade internacional com esses valores fundamentais. A questão aqui não é apenas sobre representação política, mas sobre a defesa dos direitos das nações soberanas e a manutenção de um ambiente internacional baseado em normas democráticas. A ditadura chinesa, infelizmente, tem um histórico de desrespeito aos direitos humanos, à liberdade de expressão e à autonomia das nações. Aceitar a China como observadora permanente sem considerar suas práticas autoritárias é um passo na direção errada. O Parlacen, como qualquer órgão internacional, tem a responsabilidade de promover os valores universais de respeito pelos direitos humanos, justiça e democracia. A decisão de aceitar a China como observadora permanente em detrimento de Taiwan coloca em dúvida a capacidade do órgão em manter a integridade desses valores. Precisamos refletir sobre como essa decisão impacta a credibilidade do Parlacen como um fórum que deve representar e proteger os interesses de todas as nações.

A ação tomada pelo Parlacen também deve nos fazer questionar os compromissos e os princípios pelos quais as nações estão dispostas a se levantar e lutar. A democracia não é apenas uma forma de governo, mas um conjunto de valores e direitos fundamentais que devem ser protegidos e promovidos. A decisão de excluir Taiwan em favor da China não está alinhada com esses valores. Enquanto representante de Taiwan no Brasil, sinto a responsabilidade de destacar a importância de considerar as implicações mais amplas de nossas decisões internacionais. O Parlacen tem a oportunidade de corrigir essa situação e reafirmar seu compromisso com a promoção da paz, da justiça e da democracia global.

É fundamental que continuemos a defender os princípios democráticos e de direitos humanos que são a base de nossa sociedade internacional. A exclusão de Taiwan em favor da China não deve ser aceita como uma norma, mas sim como uma lição sobre a importância de permanecermos vigilantes na defesa desses valores. Em última análise, o que está em jogo não é apenas a representação de Taiwan, mas a defesa dos valores que sustentam nossas sociedades e nosso mundo. Devemos considerar cuidadosamente o impacto de nossas decisões e garantir que nossas ações estejam em consonância com os princípios que defendemos.

Comentários