• Caçador Urgente/Inf BRK
  • divulgação

Bairros Sorgatto e Santa Catarina recebem melhorias no abastecimento de água

  • 25/08/2023
  • 95

No abastecimento de água de uma cidade com relevo como o de Caçador, estar atento à pressão da água e os danos que ela pode causar na rede faz parte da rotina. É por isso que a BRK, concessionária responsável pelos serviços de captação, tratamento e distribuição de água, além do esgotamento sanitário da cidade, vem investindo constantemente em alternativas que favoreçam a população e garantam que cada residência permaneça abastecida.

"Daquilo que nos comprometemos a realizar em Caçador, muito já foi investido. Quando assumimos a concessão em 2019, nos deparamos com um cenário preocupante. De um lado havia um número alto de clientes insatisfeitos por não receberem água regularmente e do outro, um volume considerável de água tratada sendo desperdiçada por vazamentos. Em alguns locais da cidade havia um histórico de falta de água por 5 a 8 dias consecutivos. Reverter essa situação e ampliar a qualidade na prestação desse serviço, foi assumido pela BRK como o seu maior propósito", pondera o gerente operacional da concessionária, Guilherme Pimentel.

Duas regiões distintas da cidade possuem essa particularidade: os bairros Sorgatto e Santa Catarina. O primeiro sofria por desabastecimento, uma vez que no controle do sistema de distribuição, a água na localidade chegava com pouca pressão. Para resolver o problema, a BRK investiu na instalação de um booster, equipamento que impulsiona a água para atender a população nos pontos mais críticos do relevo. "Estamos na fase final da instalação do equipamento e logo a comunidade do bairro irá receber água sem transtornos", adianta o gerente. Esse é o 16º booster instalado pela BRK em Caçador.

Já no bairro Santa Catarina a situação exigia controle e, para isto, era necessário realizar melhorias na infraestrutura com reforço de rede e setorização. "Durante o dia, devido ao aumento no consumo, a pressão da água cai abaixo do ideal, fazendo com que algumas regiões percebam uma diminuição no volume de água chegando em suas residências. Já no período noturno, com a baixa no consumo, o volume de água na rede aumenta e, consequentemente, há maior pressão. Este fenômeno é conhecido como 'pressão dinâmica' e é um dos maiores responsáveis pelos rompimentos na rede de distribuição", explica Guilherme.

Para solucionar os problemas recorrentes no bairro, a BRK vai instalar uma VRP, ou válvula redutora de pressão, que irá controlar a pressão da água, diminuindo a possibilidade de danos no sistema de distribuição. Esta estrutura, aliada a setorização e ao reforço de rede, garantirá que as residências recebam água em maior volume durante o dia e permitirá à concessionária diminuir a pressão na rede no período noturno.

Nesta semana, os moradores da área onde as obras irão ocorrer receberam a visita dos técnicos da concessionária, comunicando sobre a movimentação de máquinas e possíveis paradas no abastecimento. Os investimentos serão centralizados nas ruas Sergipe, Ivo Raisel, Osmar Batista Stevens e Amazonas, e esta será a 34ª VRP instalada pela BRK desde que assumiu a concessão para os serviços de abastecimento de água em Caçador.

Martello também recebe investimentos

E por falar em setorização, o bairro Martello era uma das regiões que mais sofria falta de água devido a reparos na rede de distribuição. "Optamos por também setorizar a região, dividindo a atual rede de abastecimento em oito setores distintos. Isto permitirá isolarmos áreas menores do bairro quando houver necessidade de paralisar o abastecimento devido alguma manutenção, reduzindo o número de residências afetadas e garantindo a satisfação dos clientes", conclui Guilherme.

Entre tantas vantagens, a setorização do Martello também auxiliará no controle da pressão da água, evitando a ocorrência de vazamentos, além de facilitar a manutenção da rede e melhorar a eficiência no abastecimento da água.

Comentários