• Caçador Urgente/Inf Ass. Imp. MPSC
  • divulgação

Caçador na mira de operação do Gaeco deflagrada na região

  • 23/08/2023
  • 525

Na manhã desta terça-feira 22, o Gaeco deflagrou a Operação "Sodalitas Finis", com o objetivo principal de desarticular uma das maiores organizações criminosas em atividade no Estado.

Estão sendo cumpridos de 74 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de prisão temporária e 97 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Xaxim, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Caçador está entre as cidades onde há mandados a serem cumpridos. As ordens judiciais são cumpridas por um efetivo de 470 integrantes das Poliças Civil, Militar, Penal, Rodoviária Federal, Batalhão de Aviação da Poliça Militar (BAPM) de Lages e Serviço Aeropolicial de Fronteira - SAERFron de Chapecó. A Poliça Científica e a Guarda Municipal de Chapecó também prestam apoio à operação.

Os fatos são investigados em procedimento investigatório criminal (PIC) instaurado pela 2ª Promotoria da Comarca de Xaxim, que busca apurar a ocorrência de organização criminosa e diversos outros crimes. Cidades onde estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão: Xaxim, Chapecó, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha, Tubarão, Venancio Aires/RS e Lajeado/RS.

A Operação "Sodalitas Finis" é resultado de meses de investigação unindo esforços de diversas unidades de segurança do Estado e é uma resposta clara e direta contra as atividades do crime organizado. O nome "Sodalitas Finis", ou o fim do grupo em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa na cidade de Xaxim e região próxima, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros. A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Comentários