• CAçador Urgente / inf Ass. Imp.
  • divulgação

Evento no vagão restaurado da Maria Fumaça reúne empresários da madeira

  • 16/08/2023
  • 4126

Alguns nomes da indústria de base florestal, que dedicaram grande parte de suas vidas para consolidar e fortalecer o setor em Caçador participaram de um momento especial esta semana, em evento promovido pelo Sindicato da Madeira de Caçador, no vagão restaurado, que fica ao lado do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado.

O presidente do Sindicato, Aurélio De Bortolo explica que foi um momento para agradecer o empenho e a dedicação em prol da indústria do setor, além de apresentar o trabalho de restauração. E com muita nostalgia, já que foi com o trem, que teve início o escoamento da produção madeireira de Caçador para todas as partes do Brasil. Foram muitas lembranças e muitas histórias resgatadas, que foram contadas pelos empresários mais antigos.

A revitalização do vagão foi realizada pelo Sindicato da Madeira, através do programa Adote um Bem, sob autorização da Prefeitura de Caçador, além da parceria com a empresa Frame, que produziu as portas e janelas, seguindo as plantas originais. A iniciativa também integra o Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM).

Saiba mais
Na plataforma datada de 1910, encontra-se a maior peça do acervo ferroviário do Museu, a locomotiva Mogul "Maria Fumaça", de fabricação de 1907, com dois vagões, um para passageiros e outro destinado ao funcionário responsável por receber pagamentos.

Comentários