• Caçador Urgente
  • divulgação

Músicos do Contestado se consagram em competição

  • 18/07/2023
  • 388

Neste sábado, dia 15 de julho, os Músicos do Contestado estiveram no município de Agrolândia participando da 2ª Copa Alto Vale de Bandas e Fanfarras, promovida pela Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (ABANFAESC) com apoio da Prefeitura Municipal e da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF). No total foram 42 apresentações realizadas envolvendo todos os participantes em um dia de muita música.

E o resultado? O projeto Músicos do Contestado, de Caçador, ficou com a primeira posição na categoria Banda Sinfônica envolvendo as três divisões realizadas. A Banda Sinfônica Augusto Francio conquistou o 1° lugar na categoria infantil até 14 anos. A Banda Sinfônica Salézio Kindermann  foi 1° lugar na categoria infantojuvenil até 17 anos e a Banda Sinfônica Músicos do Contestado garantiu o 1° lugar na categoria Sênior (livre).

Estiveram envolvidas na caravana dos Músicos do Contestado 85 pessoas entre os jovens talentos e professores. O maestro Marcos Arcari ressalta que as conquistas são fruto de um trabalho sólido, sério e comprometido com as crianças que fazem parte do projeto em Caçador, desenvolvido em escolas do bairro Martello por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) com a colaboração de empresas de Caçador e região por meio da dedução de impostos.

"O que fazemos é apresentar o mundo da música para estas crianças que até alguns anos atrás não tinham nenhum contato com um instrumento musical, e descobriram no projeto seus talentos individuais e também coletivos, transformando-se em promessas da música muitas vezes. O resultado está aí, a consagração das três bandas sinfônicas do projeto Músicos do Contestado, com três primeiros lugares. Após a divulgação do resultado tivemos um misto de sensações, com muita alegria, choro de emoção, tremores pelo corpo, e a certeza do dever cumprido com estas crianças e seus familiares que depositaram em nós a confiança de conduzi-los dentro do projeto. Agradecemos também a cada apoiador, cada patrocinador, pois sem eles isso não seria possível e muito sonhos agora concretizados por estes jovens, não teriam existido", declaro o maestro.

A 2ª Copa Alto Vale de Bandas e Fanfarras
Participaram 36 Corporações Musicais envolvendo mais de 2.500 músicos de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Os 23 jurados analisaram os aspectos: Arranjo, Melodia, Harmonia, Dinâmica, Evolução, Regência, Afinação e Ritmo.
As categorias foram: Banda Marcial, Banda Sinfônica, Banda Concerto, Banda Marcial de Marcha, Fanfarra com Pisto, Fanfarra Simples, Banda de Percussão, Banda de Percussão com Liras, Fanfarra Tradicional.

O depoimento de um jurado
Conhecer uma parte do Projeto Músicos do Contestado através de suas bandas foi uma grande surpresa e satisfação, me causando uma excelente impressão desde o primeiro contato que tive, durante a organização do desfile de abertura da segunda Copa Alto Vale de Bandas e Fanfarras.

Bandas por si só já são atrações chamativas e bonitas, mas quando ela é grande, melhor, imensa, e mesmo sendo grande e composta em sua maioria por crianças e jovens, pois quando pensamos em um grande grupo de crianças e jovens, já nos vem a cabeça uma certa algazarra misturada com empolgação, eu vi uma organização impecável, crianças educadas, obedientes e extremamente disciplinadas, atentas as ordens dos professores com os olhos brilhando por estarem ali, em um lugar diferente mostrando sua arte e representando a sua cidade.

Falando como professor e maestro  em aspectos musicais técnicos, vi e ouvi de perto, um dos maiores, senão o maior, projeto de música infanto-juvenil do sul do país. Pude facilmente perceber que aquela qualidade era fruto de algo muito sério, consistente, didático e principalmente profissional visto que estava diante de meninos e meninas dos seus 7,8, 10 e 15 anos fazendo música de forma completa, lendo a partitura, tocando um instrumento, interpretando uma Música e principalmente, dava pra ver que eles sentiam a música que estavam tocando, estavam externando com felicidade tudo o que haviam aprendido, e se estavam fazendo com amor, é porque, foram ensinados com amor, desde a banda infantil, passando pela juvenil até a banda sênior, todos mostraram uma qualidade que os deixa aptos a representarem o projeto, a cidade, o estado e o país em qualquer competição, pois com o conhecimento que tenho, e as corporações musicais que já vi e ouvi, a Banda Músicos do Contestado não deixa em nada a desejar.

Sobre a impressão que foi deixada a cidade de Agrolândia e ao público, jurados e equipe organizadora da Segunda Copa do Alto Vale de Bandas e Fanfarras, sem dúvida, algo que vai marcar a cada um que pode presenciar áudio visualmente esses músicos, por todos os motivos que citei anteriormente, seja organização, disciplina, talento, técnica, postura e principalmente o amor com o qual estavam fazendo o que vieram fazer.

Finalizo essa fala deixando meu abraço a todos os envolvidos nesse grande evento, em especial ao Prefeito de Agrolândia, José Constante e ao presidente da ABANFAESC Gilberto Orsi por terem proporcionado a todos, organização, avaliadores, público, maestros e principalmente aos músicos momentos de arte, amizade, cultura e boa música. E principalmente saúdo e parabenizo ao Maestro Marcos Paulo Arcari e em seu nome toda equipe, músicos, pais e apoiadores do Projeto Músicos do Contestado, são graças a vocês que ainda existe esperança de um mundo melhor para as nossas crianças.
Forte abraço
Maestro Ricardo Juliano Rudnick

Comentários