• Caçador Urgente/Inf BRK
  • divulgação

BRK integra ações com foco no Meio Ambiente

  • 07/06/2023
  • 277

Preservar o meio ambiente garantindo que as futuras gerações tenham acesso à vida com dignidade e recursos naturais em abundância. Esta pauta está sendo cada vez mais debatida por organizações no mundo todo, e em Caçador se tornou tema de relevância esta semana devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho.

A BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de água e de esgotamento sanitário na cidade, é um agente transformador dos indicadores que impactam a vida da sociedade e, pelo grande valor do seu trabalho, foi convidada a integrar o Núcleo do Meio Ambiente da Associação Empresarial de Caçador - ACIC e a auxiliar na implantação do Código Verde, que promoverá a conscientização por meio das boas práticas ambientais aplicadas pelas empresas locais.

Na solenidade que apresentou o documento para os associados, Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador, foi convidado a palestrar sobre um tema que carrega a responsabilidade de agir e transformar o meio ambiente como um todo: o saneamento. "Quando atuamos na gestão dos recursos hídricos garantimos a preservação do nosso entorno. A água que captamos, tratamos e disponibilizamos para consumo retorna para os rios como esgoto e este ciclo precisa da nossa atenção. É por isso que a BRK está em Caçador, para que esse processo ocorra de forma correta e perene, sem danos à natureza e com a qualidade que os caçadorenses merecem", informa.

Com o auditório da ACIC lotado, a palestra mostrou a realidade do saneamento, seja no mundo, no Brasil, em Santa Catarina ou em Caçador. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 88% das mortes por diarreias no mundo são causadas pela falta de acesso a um saneamento adequado. Destas mortes, 84% são crianças. No Brasil, 15 mil brasileiros morrem por ano devido a doenças relacionadas à falta de saneamento. A boa notícia é que para cada 1 real investido em saneamento, R$ 4 são economizados na área da saúde.

"Muitas organizações estão atentas aos indicadores de saneamento, justamente por compreenderem a mudança positiva que os investimentos nesta área causam na vida das pessoas. Segundo o Instituto Trata Brasil, crianças que vivem em áreas saneadas possuem rendimento escolar 20% superior as que não possuem. Ao ter acesso ao saneamento, um trabalhador aumenta sua produtividade em 13,3% e resulta em até 3,8% de ganho salarial. A renda per capita do Brasil aumentaria em 6%", relata Guilherme.

No Brasil, apenas 82,5% da população é abastecida com água potável e somente 39% do esgoto é tratado. São 13 milhões de pessoas no país que não possuem banheiro em casa. Santa Catarina, que é um estado destaque na Federação e considerado o terceiro colocado no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tem aproximadamente 24% das suas cidades com rede de coleta e tratamento de esgoto. São mais de 212 municípios sem um metro sequer de rede coletora de esgoto instalado.

"Em Caçador, 98% da população urbana é abastecida com água tratada. Desde que assumimos a concessão para o tratamento e abastecimento de água na cidade, houve uma grande evolução nos indicadores de qualidade, como também avanços na distribuição. Anteriormente, nem todas as regiões no município recebiam água diariamente. Algumas localidades ficavam até 20 dias sem esse recurso que é essencial à vida. A BRK mudou essa situação, atuando de forma eficiente e rápida. Quando chegamos, mais de 50% da água tratada era perdida devido à rede danificada. Esse percentual já caiu e a meta é alcançarmos apenas 20% de perdas", revela o gerente de operações da BRK.

E a coleta e tratamento de esgoto em Caçador logo se tornará uma realidade. "As obras já iniciaram. Estamos revitalizando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ulysses Guimarães, localizada no bairro Bom Sucesso, para que ela tenha capacidade de receber os efluentes dos bairros Martello, São Cristóvão e Rancho Fundo. A partir de 2024, a população perceberá uma grande movimentação da BRK em obras para a construção da rede coletora e a participação popular nesse processo é de grande importância", conclui Guilherme.
 

Comentários