• Caçador Urgente/Inf BRK
  • divulgação

Baixas temperaturas podem congelar tubulações e hidrômetros e causar intermitência no abastecimento em Caçador

  • 10/05/2023
  • 152

A previsão do tempo para os próximos dias em Caçador é animadora para quem gosta de clima muito frio, uma vez que as temperaturas podem chegar a 4° nesta quinta-feira (11), segundo dados do site Climatempo. Além de colocar mais coberta na cama, acender o fogão à lenha e se agasalhar, a BRK, responsável pelos serviços de água e de esgotamento sanitário em Caçador, alerta: é necessário maior cuidado com cavaletes e hidrômetros.

"As baixas temperaturas podem provocar o congelamento da água dentro dos canos e afetar as tubulações e os hidrômetros, fazendo com que estourem, prejudicando diretamente os clientes, uma vez que há a interrupção no abastecimento", informa Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK Caçador.

Em 2021, a BRK de Caçador registrou o rompimento de 678 cavaletes em um único dia devido ao clima frio. "Quando há esse dano na tubulação, é necessária a substituição. Dependendo do número de cavaletes danificados, nossa equipe não consegue realizar o serviço em um único dia, ou seja, alguns clientes poderão ficar sem água enquanto não regularizarmos a situação", complementa o gerente.

Nesses casos, a orientação é cobrir o cavalete e hidrômetro para evitar os danos causados pela geada. Provisoriamente, a proteção pode ser feita com caixa de papelão, plástico, lona, madeira ou qualquer outro material que impeça o congelamento. "É importante que a barreira contra o frio não fique em contato direto com a estrutura e seja retirada no dia seguinte. Ela não pode ser permanente e nem impedir a leitura realizada pelos nossos agentes comerciais", orienta Guilherme.

Como deve ser o padrão do hidrômetro
Padrão Hidrômetro

1. A caixa de proteção deverá ser instalada pelo cliente na direção do ramal da ligação ou onde a BRK indicar.

2. As medidas da caixa padrão são: 38,4 cm de largura, 34,9 cm de altura e 13 cm de profundidade. Ela pode ser adquirida em lojas especializadas em materiais de construção.

3. Essa caixa que abriga o hidrômetro deverá ser instalada em uma estrutura de alvenaria, devidamente nivelada, e sua base deve estar a um metro de altura do terreno.

4. O tubo liso dever ser instalado na parede do imóvel para interligar a caixa padrão à rua, por onde será passado o tubo de ligação da água. Esse tubo deverá estar 15 cm do nível do terreno.

5. A montagem do cavalete e a ligação de água serão executadas somente pelos encanadores da BRK.

6. O cliente deverá instalar um registro controlador na tubulação que interliga a caixa padrão ao seu imóvel, ou seja, na parte externa da caixa, porém interna do seu terreno ou lote.

7. As informações de resistência da caixa estarão em folheto que poderá ser retirado no Serviço de Atendimento ao Cliente da BRK.

8. A ligação de água é executada apenas nos produtos homologados pela BRK.

9. Para solicitar a instalação do seu hidrômetro são necessários os seguintes documentos: contrato de compra/venda/locação ou escritura do imóvel registrados em cartório, carnê do IPTU, CPF e RG do proprietário do imóvel, projeto da obra. Este último documento só é necessário quando a ligação solicitada for de grande porte, acima de 1.1/2" e/ou o consumo seja superior os 100 mil litros de água por mês.


Em caso de dúvidas, entre em contato com a BRK Caçador por meio do whatsapp (11) 9 9988 0001 ou converse com a equipe de leituras da companhia.

Comentários