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Abastecimento volta à normalidade na região do Martello em Caçador

  • 01/04/2023
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Nem bem havia amanhecido na segunda-feira 27, e a equipe da BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de água e de esgotamento sanitário em Caçador, estava em alerta devido a diminuição súbita na reservação do R7, reservatório localizado no Bairro Rancho Fundo, atrás da empresa TMO, e que auxilia o abastecimento de nove localidades na cidade, entre elas o Bairro Martello.

Vazamento Martello
A situação foi percebida no Centro de Operações da Estação de Tratamento de Água - ETA durante o domingo. "Porém como nos finais de semana é normal haver uma diminuição no volume dos reservatórios, uma vez que as residências utilizam mais água tratada nesse período, nos mantivemos atentos, sem alarde. Como após às 20 horas o reservatório conservou uma reservação baixa, mobilizamos nossas equipes para investigar o que poderia estar ocorrendo", informa Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK Caçador.

Era madrugada de segunda-feira quando os funcionários da BRK iniciaram a investigação no Bairro Martello buscando descobrir a origem do problema. Durante o dia, sondagens presenciais foram realizadas com uso de geofone e alguns pequenos vazamentos descobertos. "Naquele dia, nossa equipe atuou de forma ímpar e incansável. Fomos acionados diversas vezes para repararmos pequenos vazamentos, mas todos os consertos realizados não alteravam o volume do R7 e isso nos preocupava. Sabíamos que um grande vazamento estava ocorrendo e isso iria atrapalhar a rotina das famílias caçadorenses", comenta Pimentel.

E foi justamente um morador do bairro que guiou a BRK até o verdadeiro problema. "Era próximo das 22 horas quando um cliente veio até a nossa equipe informando que seu pai, Sr. Gentil, havia chegado em casa e percebido que havia muita água escoando na rede pluvial (água da chuva) em frente à residência. De forma rápida fomos ao local para verificar e foi naquele ponto que o problema estava".

A cidade ainda estava acordando quando a BRK iniciou os trabalhos na adutora danificada. O primeiro passo era se certificar de que aquele volume de água que escorria na rede pluvial era oriundo do vazamento que desabastecia o Bairro Martello.

Teste de reação para cloro foi realizado comprovando a suspeita e assim foi dado início a uma mega operação de reparo. Foram mais de 14 horas de atividades ininterruptas para que a água voltasse a abastecer o bairro. Às 21 horas as residências nas áreas mais baixas começaram a receber a água tratada da BRK e a normalização no abastecimento ocorreu após às 2 horas da madrugada.

Teste de Cloro
"A participação do Sr. Gentil foi fundamental para que o problema fosse encontrado e prova o quanto a comunidade pode nos auxiliar a sempre melhorar nosso trabalho e sermos mais ágeis na resolução dos problemas de abastecimento. A rede de distribuição da água é subterrânea, antiga e pode apresentar danos a qualquer momento. Se a população for nossa parceira e nos guiar em situações como a que vivenciamos essa semana, alcançar a excelência nesse serviço tão essencial será uma vitória de todos", conclui Guilherme.

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