Este mês, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Caçador, começou a entregar junto com as faturas mensais, o Relatório Anual de Qualidade da Água. Os imóveis da cidade que têm ligação de água receberão o relatório com informações sobre a qualidade desse recurso tratado e distribuído à população ao longo de 2022. A entrega do informativo é feita pelos agentes comerciais da empresa e está prevista para ser concluída em março.
O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 04 de maio de 2005, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. A publicação também atende a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece direitos básicos de proteção ao consumidor.
O informativo tem como principal objetivo detalhar à população dados relativo à potabilidade da água distribuída durante todo o ano anterior. "Este relatório é importante para que a população tenha conhecimento de todo o controle feito pela concessionária para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde", afirma Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK.
O informativo descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação no Rio do Peixe até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade que garantem a eficiência do processo de tratamento e distribuição dessa água. Dessa forma, com o relatório em mãos, os moradores da cidade podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis. "A intenção do relatório é tornar acessíveis as informações sobre a água, um produto essencial para a saúde e qualidade de vida da população" destaca o gerente.
A água tratada e distribuída em Caçador atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pelo anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888/2021. A BRK controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação no manancial, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.
"Em média, são realizadas mais de 3,5 mil análises por mês da água produzida. "Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos caçadorenses", complementa o gerente da concessionária.
A BRK também conta com um serviço gratuito de verificação de qualidade da água, em que desloca uma equipe treinada até o local solicitado e realiza a análise buscando monitorar e garantir a qualidade do recurso que está sendo distribuído aos clientes. Os resultados saem na hora e a solicitação do serviço pode ser feita pelo 0800 771 0001.
As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água também estão disponíveis na internet, no link https://www.brkambiental.com.br/caçador/relatorios-de-qualidade
Comentários