• Caçador Urgente
  • divulgação

Tem um verão no inverno? saiba até quando o calor fica em SC

  • 05/07/2022
  • 216

Santa Catarina é conhecida por ter um inverno rigoroso e com temperaturas negativas, atraindo muitos turistas na estação mais fria do ano. Porém, não é o que os catarinenses estão vivendo nos últimos dias. O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho, mas o calor tem tomado conta e virou até brincadeira com a frase: "tem um verão no meu inverno".

Os amantes do calor estão adorando o inverno com temperaturas mais elevadas. Mas quando o clima típico de inverno volta ao Estado? O meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz, explica que um sistema de alta pressão está influenciando boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

Segundo ele, esse sistema possui como características um ar mais seco e aquecido que acaba atuando como uma forma de bloqueio e não deixa as frentes frias e massas de ar frio avançarem pelo Sul do Brasil. "Esse período com temperaturas mais elevadas, numa época do ano em que são esperadas temperaturas mais amenas, é chamado veranico", esclarece.

Porém, Theodorovitz observa que ele ocorre normalmente no fim do outono e início do inverno, por isso, é mais comum que ocorra no mês de maio. "O veranico está ocorrendo um pouco mais tarde. As temperaturas devem seguir acima da média pelo menos até o dia 12, quando uma frente fria consegue avançar pelo Sul do país, trazendo chuva para Santa Catarina entre os dias 12 e 14", pontua.

Temperaturas elevadas

O inverno começou com temperaturas mais elevadas quando comparado ao que é normalmente esperado. Mas, o meteorologista considera que existe a perspectiva de ondas de frio até o fim de julho, mas o calor também deve dar as caras.

"Numa previsão mais a curto prazo, o restante da semana segue com uma amplitude térmica significativa, com manhãs amenas e temperaturas mais elevadas durante a tarde em todo o Estado, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral. Em algumas áreas as temperaturas ficam próximas aos 30°C", destaca.

Theodorovitz acrescenta que como é uma massa de ar mais quente e seco a umidade relativa do ar deve ficar baixa, principalmente entre o Grande Oeste e Norte de SC, valores próximos e até abaixo de 30%.

E a neve? Quando chega?

O meteorologista observa que para ocorrência de neve é preciso, além de bastante umidade, temperaturas próximas ou abaixo de 0°C próximo à superfície.

"Num curto prazo, pelo menos até a próxima semana, não temos a combinação destes dois fatores. Mas claro, é no inverno que ocorrem o maior número de eventos de neve em Santa Catarina, então temos perspectiva da ocorrência do fenômeno. Estamos monitorando sempre que houver algum risco."

Nevoeiros

O meteorologista ressalta, ainda, que existe chance de nevoeiro durante as noites e manhãs. Segundo ele, os nevoeiros observados nos últimos dias na região de Florianópolis são chamados nevoeiro marítimo.

"É quando um ar mais quente passa sobre uma superfície mais fria (água do mar), perdendo calor e fazendo com que o ar condense. Estes nevoeiros geralmente são extensos e bastante densos", exemplifica.

No interior do Estado os nevoeiros também podem se formar. "São chamados nevoeiros de radiação, que ocorrem quando temos resfriamento na atmosfera, pouco vento e céu com pouca ou nenhuma nebulosidade."

Veja como fica o tempo nos próximos dias

A quarta-feira (6) inicia com chance de nevoeiros isolados, mas que se dissipam pela manhã. No decorrer do dia, a atuação de uma região de alta pressão, favorece a manutenção do tempo firme, com sol a algumas nuvens.

Amanhecer com temperaturas mínimas de 15°C a 18°C no Litoral, baixo/médio Vale e de 9°C a 14°C no restante do estado. À tarde, as máximas chegam aos 22°C na Serra, variam de 25°Ca 28ºC no litoral, Baixo/Médio Vale e de 21°C a 25°C nas demais áreas.

A umidade deve ficar abaixo dos 30% em cidades do Grande Oeste e Norte do estado no período da tarde, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros).

A quinta-feira (7) será mais um dia de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens. Amanhecer com chance de nevoeiros isolados no estado, temperaturas mínimas de 8°C a 11°C na região central, de 12ºC a 15°C no Grande Oeste e de 14°C a 18°C nas demais regiões.

À tarde, as máximas chegam aos 22ºC no Planalto Sul, variam de 24ºC a 29ºC no litoral, Vale do Itajaí e de 21ºC a 25ºC nas demais áreas.

A sexta-feira (8) será de sol intercalando com a maior presença das nuvens e no período da tarde as temperaturas máximas variam de 20ºC a 25ºC no estado. No sábado (9) a condição é de predomínio de sol a poucas nuvens em SC e à tarde, as máximas chegam aos 24ºC na Serra, aos 29ºC no Litoral Sul e variam de 24ºC a 27ºC em grande parte do estado.

Comentários