• Caçador Urgente/Inf BRK
  • divulgação

Você sabe como funciona a produção e distribuição de água potável de Caçador?

  • 04/03/2022
  • 224

Desde que iniciou suas operações em Caçador-SC, em abril de 2019, a BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade, vem realizando uma longa lista de investimentos na recuperação e modernização dos sistemas de captação de água bruta, produção de água potável e distribuição para os clientes, garantindo toda qualidade necessária e a disponibilidade total para as torneiras dos imóveis da cidade.
Conheça agora mais sobre como funciona o sistema de produção de água potável em Caçador e um pouco de tudo que mudou até aqui.
O primeiro passo para garantir a qualidade do serviço de abastecimento da cidade é a captação do recurso hídrico (água bruta). Em Caçador, o sistema principal faz a captação da água bruta no leito do Rio do Peixe, bombeando o volume necessário para a ETA-Caçador, onde passa por vários processos que transformam a água bruta em água potável, plenamente adequada ao consumo humano.
"Esse foi um dos grandes focos prioritários dos investimentos da concessionária, realizar melhorias na Estação de Captação e deixá-la preparada para suportar eventuais cenários de enchente (como a que ocorreu em maio de 2019), para eventos de estiagem (como o caso registrado atualmente, atingindo várias cidades em todo estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul) e até em emergências de energia elétrica (como a que ocorreu em maio de 2021)", comenta Guilherme Pimentel, Gerente Operacional da BRK em Caçador.
Durante o tratamento, vários tipos de elementos sólidos são retirados da água captada e são eliminados vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças. Para isso, são aplicados alguns procedimentos, conforme as características da água captada. Veja algumas etapas desse processo realizado na Estação de Tratamento de Água de Caçador:
Coagulação: adição e mistura de coagulante na água captada para facilitar a floculação;
Floculação: é o agrupamento dos coágulos, onde se juntam as impurezas da água bruta, formando flocos;
Decantação: deposição dos flocos por ação da gravidade, levando as impurezas para o fundo dos tanques;
Filtração: processo em que a água passa através de substâncias porosas (areia, seixo e antracito), capazes de reter os flocos, impurezas e protozoários;
Fluoretação: adição de fluoretos na água - esse processo permite a redução da cárie dentária infantil em até 65% (conforme determina a legislação vigente);
Cloração: a adição de cloro na água faz o processo de desinfecção, assegurando a eliminação de microrganismos patogênicos (conforme determina a legislação vigente).
Filtros Novos (5, 6 e 7), investimento realizado em outubro de 2019 e responsável por garantir a capacidade de produção de água potável durante o período de recuperação das estruturas que estavam degradadas.
A Estação de Tratamento, que fica localizada na rua Amazonas, no bairro Santa Catarina, é do tipo convencional e é considerada o "coração" do sistema de abastecimento da cidade. Em abril de 2019, a concessionária iniciou um trabalho extenso de recuperação e reconstrução das infraestruturas que se encontravam bastante deterioradas e com risco de colapso do sistema.
O trabalho de recuperação da ETA-Caçador foi desafiador, pois o local encontrava-se em situação bastante delicada no início da concessão da empresa, com sérios riscos estruturais e falta de capacidade para atender a demanda da população caçadorense. O local foi reformulado e reestruturado para comportar a instalação de três novos filtros, recebeu a reforma dos filtros já existentes, novos equipamentos de monitoramento e automação e seis novos tanques para armazenamento de produtos químicos, que são utilizados para estocar policloreto de alumínio (PAC), cloro e flúor.
Os novos sistemas de filtração instalados na Estação de Tratamento de Água são hoje responsáveis por mais de 50% da produção de água tratada da cidade e representaram desde sua construção um aumento de até 13.000 m³ na destinação de água potável em Caçador. Eles atuam de forma similar aos quatro filtros que já existiam na ETA-Caçador, clarificando o efluente captado no Rio do Peixe e alterando suas características organolépticas, físicas e químicas - transformando água bruta em água potável, própria para consumo.
Ao longo das etapas de tratamento, a água passa por inúmeras análises laboratoriais e testes de padrões de qualidade. Tudo isso para garantir a potabilidade e permitir que seja transportada até os reservatórios, de onde será distribuída por meio das estações elevatórias e adutoras - redes de distribuição - que levam a água até as casas dos clientes.
Para a BRK, a excelência na operação é um dos compromissos da empresa. Prestar um serviço de qualidade, atendendo às expectativas dos clientes e parceiros é essencial. Em Caçador, a distribuição de água tratada é acompanhada por equipes volantes e pelo Centro de Controle Operacional, localizado na parte central do município, o que permite o controle do tratamento, distribuição de água, operação dos reservatórios e estações de bombeamento, garantindo à população o abastecimento com água de excelente qualidade.
O fornecimento de água tratada e com garantia de qualidade é uma obrigação do Poder Público. A lei nº 11.445/07 estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. E segundo a lei, toda edificação permanente urbana será conectada às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis.
Todo o trabalho da BRK e o comprometimento de seus funcionários em levar mais água e em melhor qualidade para a população caçadorense mostram o compromisso da concessionária em levar o saneamento para muito além do básico na cidade, realizando investimentos e levando mais água e em melhor qualidade para toda a extensão urbana da cidade, para todas as casas, edificações e localidades.
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebook e também pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001.

Comentários