• Caçador Urgente / Inf NSC
  • divulgação

Verão 21/22 deve ser mais quente que o normal em Santa Catarina

  • 01/12/2021
  • 240

Durante os últimos dias de novembro tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense, reunião mensal onde meteorologistas de SC elaboram a previsão climática de consenso. O período de previsão é sempre para os próximos 3 meses, ou seja, de Dezembro de 2021 até Fevereiro de 2022.
A influência maior neste período continuará sendo do La Niña que já está influenciando o clima de SC nos últimos meses. Fora isso, outros fenômenos meteorológicos também terão sua influência, mas numa escala temporal menor.
As condições são favoráveis para termos um verão típico, ou seja, entrada de massas de ar quente trazendo uma boa quantidade de dias com temperaturas elevadas ao longo da estação. Como a tendência aponta para que estas massas de ar quente permaneçam por alguns dias, há até previsão de que em determinados períodos tenhamos até temperaturas acima do padrão da época do ano.
Em primeiro lugar é importante destacar que o motivo para que a chuva ocorra no verão muda em relação as estações anteriores. A partir de agora é normal que ela esteja presente associada a nuvens convectivas, ou seja, nuvens que se alimentam do calor e da umidade do ar elevada. Normalmente são aquelas pancadas de chuva de final de tarde e/ou início de noite. Em algumas oportunidades com volumes elevados. Tanto é que apesar de SC ter chuva todos os meses do ano, nos meses de verão os volumes acumulados são maiores que nos outros períodos do ano. Desta forma, a previsão desse verão 21/22 é de chuva dentro do padrão da época do ano. Porém, é importante destacar que no Oeste a irregularidade dessa chuva deverá ocorrer, especialmente em Dezembro. Melhor distribuição dessa chuva no Litoral e áreas próximas.

Comentários