• Caçador Urgente / Inf RBV
  • divulgação

Bezerro nasce com noventa e oito quilos

  • 04/11/2021
  • 297

Surpreendentes 98 quilos. Este é o peso de um bezerro que nasceu em Iomerê na última semana. Com mais que o dobro do tamanho normal, que dificilmente passa de 35 quilos, o bichinho surpreendeu a família Buffon que trabalha com vacas leiteiras e de corte. Recentemente, nós registramos o nascimento de trigêmeas, coincidentemente em uma propriedade próxima de onde nasceu o terneirão. E a repórter Priscila Pollon foi lá conferir de perto esse fato raro.
O RBV Notícias e o RBV Agro estão sempre de olho nos casos mais inusitados que acontecem em Santa Catarina. E dessa vez não foi diferente. Fomos até a linha Caravaggio, no município de Iomerê, para conhecer um bezerro que nasceu com 98 quilos. É isso mesmo, 98 quilos.
O Lucimar Buffon, que trabalha com vacas leiteiras há mais de 20 anos, nunca tinha visto isso. Ele conta que percebeu que a vaca entrou em trabalho e parto e não conseguia parir o filho, foi então que um veterinário foi chamado para fazer uma cesariana.
O terneiro nasceu através de um cruzamento de uma vaca Holandesa com um touro Aberdeen Angus, que é uma raça destinada à produção de carne de qualidade superior. Conforme o médico veterinário Fabrício Ventura dos Santos, esse caso é raríssimo de acontecer, e se deve à vários fatores, como um vigor híbrido devido ao choque genético entre duas raças diferentes e problemas hormonais.
Na propriedade da família, o maior nascimento tinha sido de um terneiro de 58 quilos. Agora já tem um novo dono nesse posto de recordista. O bebezão nasceu no dia 29 de outubro e vai ficar na baia por dois meses até ser desmamado, pra depois sim, ser confinado. E pra quem queria conhecer a mãe do bezerrão, ela não é das mais pequenas não. Agora a produção de leite dela está baixa por ter parido há pouco tempo e gira em torno de 10 a 12 litros por dia, mas a produção média do rebanho é de 35 litros por vaca por dia.
O fato é que a genética deu boa. Agora a gente vai aguardar para ver se após os nove meses de confinamento o animal ficará ainda maior que um animal de corte normal. Mas a pergunta que fica é: será que ele vai para o Livro do Recordes?

Comentários