• Caçador Urgente
  • divulgação

Estiagem, temporais e até ondas de frio: veja como será a primavera de SC

  • 22/09/2021
  • 300

Estiagem em uma região; chuva ligeiramente acima da média em outra região, temporais e até ondas de frio com chance de geada. Sim. Isto tudo está previsto na primavera de Santa Catarina, estação que começa às 16h21 desta quarta-feira, dia 22 de setembro.
De modo geral, setembro começa com chuva um pouco acima da média em boa parte do Centro-Leste catarinense, enquanto que na porção Oeste do Estado a tendência é que fique abaixo da média, analisou a meteorologista Francine Secco, da Defesa Civil de Santa Catarina. Portanto, no Oeste e Meio-Oeste persistem períodos de estiagem, isto pelo pouco volume e chuva mal distribuída.
Já no mês seguinte, em outubro, a lógica se inverte: enquanto nas regiões Oeste e Norte chove mais, no restante de SC ficará entre a média e até abaixo dela.
Em novembro, o volume de chuva será abaixo da média em todo Estado, assim como em dezembro. Isto porque a tendência é de que as frentes frias passem de forma rápida sobre o Estado, provocando volumes abaixo da média prevista.
"Entre novembro, principalmente, na primeira semana de dezembro, pouca chuva em Santa Catarina, confirma o mestre em meteorologia Clóvis Correia, da Ciram/Epagri.

Comentários