• Caçador Urgente
  • divulgação

O horário de verão vai voltar em 2021 no Brasil? O que se sabe até agora

  • 22/09/2021
  • 261

O horário de verão se manteve revogado no ano passado, e em 2021 não promete ser diferente. Entenda porque as chances do brasileiro não ter que adiantar o relógio em uma hora são altas.
Conhecido por ser um dos métodos mais antigos aplicados em diversos países, o horário de verão  foi revogado no Brasil há dois anos. A decisão proferida pelo atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continuou valendo para 2020. Mas afinal, o Brasil vai ter horário de Verão em em 2021.
Logo no seu primeiro ano de mandato, Bolsonaro surpreendeu com a afirmação de que "acabaria" com o horário de verão e assim o fez. A ordem também valeu para 2020, portanto, o brasileiro não precisou adiantar os relógios em uma hora no início de novembro. Mas como será neste ano? O Brasil vai ter horário de verão em 2021?
Tais questionamentos ainda não possuem respostas exatas, mas tudo indica que o governo de Bolsonaro irá manter veemente sua revogação para o horário de verão em 2021, ou seja, também não terá horário de verão no começo do ano seguinte, 2022.
Porque não vai ter horário de verão em 2021?
Em julho do ano passado, o ministério de Minas e Energia publicou uma nota oficial e afirmou que o consumo de hábito da população brasileira mudou. Dito isso, o  período de maior consumo diário passou a ser no período da tarde, e não mais à noite. Por isso, o horário de verão não seria mais eficaz.
Quando assinou o decreto de revogação, no dia 25 de abril de 2019, Jair Bolsonaro apontou alguns estudos realizados pelo ministério que influenciaram em sua decisão. Na época, Bolsonaro afirmou que o relógio biológico da população era "afetado" com a mudança de horário, e isso tinha impacto direto com a produtividade econômica do país.

Comentários