• Caçador Urgente / Inf CMC
  • divulgação

Conversê discute aprimoramento em projeto que dispões sobre cães e gatos comunitários

  • 04/07/2021
  • 424

Com o objetivo de ouvir lideranças que atuam na defesa da causa animal no Município, visando o aprimoramento do Projeto de Lei que tramita na Câmara de Vereadores, e que versa sobre os cães e gatos comunitários no Município, o vereador Johny Marcos (MDB), autor da propositura, promoveu na noite desta quarta-feira 30, um conversê no Plenário Joaquim Scolaro.
A matéria tem como proposta legitimar aos cuidadores voluntários, o direito de alimentar os animais que não possuem donos, vivem nas ruas e estabelecem laços de afeto com a comunidade. Além disso, por meio destes defensores, os cães e gatos comunitários terão registro e cadastramento no Centro de Bem-Estar Animal, tendo preferência em serviços como vacinação, esterilização, atendimento e microchipagem no local.
Os cuidadores terão ainda a incumbência de providenciar coleira com o nome do animal, e o contato de pelo menos um cuidador. Caberão a eles também, os cuidados com higiene, saúde e alimentação, assim como a limpeza do local onde se estabelecerem.
Outro ponto importante previsto no projeto é a autorização para pessoas físicas e jurídicas instalarem abrigos móveis (casinhas) nos passeios públicos, e canteiros de seus respectivos imóveis, desde de que seja consultado o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC).
Para o vereador Johny, ouvir as pessoas que atuam na causa animal, é importante para que todas as demandas possíveis sejam contempladas no projeto.
Johny informa ainda que durante o conversê identificou-se outros problemas relacionados à causa animal em Caçador, e que em razão disso, será criado um grupo de trabalho para discutir o tema com as autoridades competentes no Município e no Estado.
Participaram do conversê representantes da Associação Amigos dos Bichos de Casa, da ONG Cacau Importância Animal e protetores independentes.
Vale ressaltar que o projeto já passou pelas Comissões Pertinentes, e deve ir à votação nas próximas sessões.

Comentários