• Assessoria da Bancada do MDB
  • divulgação

Cobalchini cobra mobilização de SC para plano de logística do Ministério da Infraestrutura

  • 20/04/2021
  • 352

A mobilização política por garantia de investimentos em Santa Catarina é proposta do líder do MDB, deputado Valdir Cobalchini, em razão de consulta pública do Ministério da Infraestrutura, para o Plano Nacional de Logística em elaboração, a valer até 2035. O prazo para encaminhamentos se encerra dia 30, e o parlamentar sugeriu pressão por parte da Asssembleia Legislativa e do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne senadores e deputados federais, para que o Estado garanta obras, "em respeito as nossas prioridades".
Falando no horário do partido durante a sessão dessa terça-feira(20), Cobalchini elencou o que considera como obrigatório. Listou as duplicações da BR-470 e BR-280, o final da restauração da BR-163 e destacou o trecho norte da BR-101. "Já está à beira do colapso", disse, questionando o que poderá ocorrer se nada mudar nos próximos 15 anos. E lembrou da BR-282, que em sua visão precisa ser duplicada em alguns trechos e ganhar terceira pista em outros.
As ferrovias também são consideradas prioridades pelo emedebista, que lembrou dos projetos da translitorânea, ligando os principais portos, a chamada ferrovia do frango, para escoar a produção dos frigoríficos, e o ramal norte-sul para garantir grãos à agroindústria. E emendou falando dos portos, já que o Estado é o único com cinco terminais marítimos, mas tem recebido escassos recursos federais para suas melhorias, inclusive nos acessos. Cobalchini ainda lembrou dos aeroportos de Chapecó, Caçador, Joinville e Corrêa Pinto e suas importâncias estratégicas. "Será imperdoável se não apresentarmos sugestões", reforçou o deputado.

Comentários