• Caçador Urgente
  • divulgação

O que muda em Caçador para evitar que a crise do coronavírus se agrave

  • 25/02/2021
  • 2812

O governo de Santa Catarina publicou nesta quarta-feira 24, um novo decreto com medidas restritivas para tentar frear o aumento no número de casos da Covid-19, e lotação nas unidades de saúde do Estado desde o início de 2021. Caçador seguirá estritamente o que está expresso no Decreto Estadual, tendo a liberdade para restringir ainda mais, porém sem liberdade para flexibilizá-lo.
O decreto foi publicado pelo Governo do Estado no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta quarta-feira 24. Porém, começa a valer a partir de quinta-feira 25, com prazo de 15 dias. Sendo assim, as regras devem ser mantidas até o dia 11 de março.
As restrições foram definidas durante uma reunião entre o governo de Santa Catarina, prefeitos das 30 maiores cidades do Estado e das cidades do litoral, na última terça-feira 23, de forma remota.
Vale destacar, entre as medidas, a proibição do funcionamento de alguns tipos de comércios entre 0h e 5h59. Também está prevista a proibição do funcionamento durante o fim de semana em alguns casos.
Outra novidade é que as medidas foram definidas independente da classificação das regiões no mapa de risco da Covid-19.
Confira:
- Casas noturnas e de espetáculos: Proibido o funcionamento em todos os níveis de risco;
- Venda de bebida alcoólica em postos de combustíveis e lojas de conveniência: Proibido a comercialização entre 24h e 6h em todos os níveis do mapa de risco.
- Transporte urbano municipal, intermunicipal e interestadual: Redução do limite de funcionamento para 50% da capacidade do veículo, de passageiros sentados, em todos os níveis de risco;
- Parques temáticos e zoológicos: Permitido apenas 25% da ocupação total em todos os níveis do mapa de risco;
- Cinemas, teatros, circos e museus: Permitido apenas 25% da ocupação total em todos os níveis do mapa de risco;
- Bares: Permitido apenas 25% da ocupação total em todos os níveis do mapa de risco;
- Igrejas e templos religiosos: Permitido apenas 25% da ocupação total em todos os níveis do mapa de risco;
- Eventos sociais: Também fica reduzido o funcionamento para 25% da ocupação total e horário de funcionamento somente entre 6h às 23h59 em todos os níveis de risco. A regra inclui modalidade drive-in, congressos, palestras e seminários. Assim como feiras, exposições e inaugurações;
Academias e centro de treinamento: Limitação do horário de funcionamento entre 6h às 23h59 em todos os níveis de risco do mapa de contágio da Covid-19. Está incluso também piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas, que também não poderão funcionar durante o sábado e domingo.
- Shoppings e centros comerciais: Permitido o funcionamento apenas entre 6h às 23h59, em todos os níveis do mapa de risco;
- Comércio de alimentos: Assim como para os  cinemas, está permitido o funcionamento apenas entre 6h e 23h59, em todos os níveis do mapa de risco;
- O grupo inclui cafeterias, restaurantes, casas de chás, sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins;
- Praias, faixa de areia, parques, praças e jardins botânicos e espaço público: Permitido a utiliza somente sem aglomeração.

Comentários