• divulgação
  • divulgação

As vantagens de morar em São José-SC

  • 06/01/2021
  • 1152

São José, fica localizada em Florianópolis, sendo o quarto município mais antigo de do estado e foi colonizado em 1750, por açorianos. Em 1829, teve seu primeiro núcleo de colonização alemã.  A cidade de São José é a única divisa terrestre com Florianópolis, a leste. Ao Norte, se limita com os municípios de Biguaçu e Antônio Carlos, e, ao sul com os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. Á oeste se limita com o município de São Pedra de Alcântara.
O município possui diversos atrativos para visitantes, um dos mais conhecido é a feira da freguesia.  A Feira teve sua primeira ocorre todo o segundo domingo do mês, ela resgata a história das tradições locais.  A Feira ganhou o Prêmio "Prefeito Empreendedor" do Sebrae na categoria Projeto Sustentável.  
A cidade disponibiliza a seus moradores áreas de lazer importantes, como a Beira-Mar de São José que, possui pista de caminhada, quadras de esporte, áreas de lazer infantil e pistas de skate e patinação.
O município de São José é conhecido pela sua tradição Oleira, tendo a única escola profissional específica em olaria da América Latina (destinado à aprendizagem de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria prima).
Além disso, a cidade conta com belas paisagens. Há uma pedreira em lago onde antigamente funcionava uma empresa de exploração. Porém, com as explosões um olho d'água se abriu e um grande lago se formou, sendo assim as atividades dos trabalhos da empresa foram encerradas, desde então um belo lago se criou.
A região também conta com um jardim botânico, que está adentrado em meio a uma área urbana e com mata preservada. O local é designado à preservação de espécies nativas. No Jardim Botânico, há muitos esforços e pesquisas para manter as características da Mata.
São José possui o maior Centro de Eventos da Região com capacidade de 17 mil pessoas, com destaque para a arquitetura contemporânea e sustentável.
São José vem sendo destaque na geração de emprego e foi a cidade que mais abriu postos de trabalho em Santa Catarina nos últimos anos. Em 2017, foi a 6ª cidade que mais gerou empregos no país e a 2ª que mais abriu vagas no mercado de trabalho no estado. Em 2018 encerrou o ano em primeiro lugar.
A economia da cidade se concentra no comércio, indústria e atividade de prestação de serviços, mantendo ainda a pesca artesanal, maricultura (ramo específico da aquicultura, que engloba qualquer tipo de atividade humana que é desenvolvida num ambiente aquático com água salgada), produção de cerâmica utilitária e agropecuária como atividades geradoras de renda. Possui mais de mil indústrias, sendo mais de seis mil estabelecimentos comerciais, mais de quatro mil empresas prestadoras de serviços e mais de cinco mil trabalhadores autônomos.
A cidade nos últimos anos, recebeu empreendimentos importantes. Tornando-se referência para compras. Esse fator movimenta a economia e os investimentos.
Além de suas belezas e atrações, São José possui um índice de desenvolvimento humano muito alto, sendo a quarta melhor cidade do estado e em vigésimo lugar na classificação nacional.  
A sua localização também é um ponto para ser levado em consideração, São José fica localizada em Florianópolis e é cortada pela rodovia mais importante de Santa Catarina, a BR-101. Esse fato possibilita o fácil deslocamento para todas as regiões do Estado.
Devido a esse fator da localização, fica muito mais fácil ir à praia em períodos de férias e em dias comuns aproveitar o sossego da cidade pequena.
Além de todas essas qualidades citadas acima, São José oferece a mesma qualidade de vida de uma cidade grande, porém, com custos menores, com trânsito mais amenos e serviços que são utilizados no cotidiano perto de você, sem necessitar de carro.
Todo local possui comidas típicas que fazem grande sucesso entre os moradores e os turistas. Em Santa Catarina, é possível se deliciar com iguarias como cuca, polenta no fio, caldo de cana, pinhão e frutos do mar (com preço mais em conta do que demais regiões do país).
Quando procuramos por moradia, diversos fatores contam, assim como a educação. E o estado de Santa Catarina possui diversas escolas e universidades como a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que é uma das mais concorridas e conhecidas do Brasil.
Em questão de segurança, a cidade é considerada segura, pois há muito policiamento, o que garante o sossego e tranquilidade de moradores e visitantes.
Já financeiramente falando a cidade oferece um custo de vida menor do que a capital, com muitas opções de apartamentos para alugar em São José.
A região, possui 28 bairros, o que faz com que tenha vários imóveis para alugar em São José, um dos bairros mais procurados é o Barretos, pois possui uma excelente localização, próximo a praia e com muitos comércios, escolas, faculdades, postos de saúde shopping e hospital.  Outro bairro que é interessante é o de Campinas. Seus moradores são atraídos por causa do custo-benefício. O local está na lista de um dos melhores bairros para se viver pois, oferece muita facilidade para o cotidiano de uma família.
No geral, residir em São José tem como vantagem, manter as belezas naturais e a qualidade de vida, mas com muito mais conforto e bem-estar.
Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as vantagens de morar em São José-SC!

Comentários