• Caçador Urgente
  • divulgação

Semana começa com temporais e deslizamentos de terra em Santa Catarina

  • 28/12/2020
  • 171

A segunda-feira 28, começa com alerta de chuva intensa, alagamentos e deslizamentos de terra em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil estadual, o alto acumulado de chuva nas últimas horas favorece a possibilidade de ocorrências até o período da noite.
As áreas vermelhas do mapa representam estado de alerta, laranja exigem atenção, na faixa amarela os municípios do Meio Oeste estão em observação, e na parte branca anunciam neutralidade.
Durante o domingo 27, as regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis tiveram transtornos causados pelos temporais. Os maiores acumulados nos últimos três dias foram registrados em Bombinhas, Porto Belo, Balneário Camboriú e Florianópolis.
Houve danos materiais e não foram registrados feridos. Até as 8h desta segunda, não foi divulgado o balanço de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Conforme o mapa da Defesa Civil, há risco moderado (regiões em amarelo), alto (laranja) e muito alto (vermelho) para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas áreas do mapa. "Pontualmente, não se descarta rajadas de vento e eventual queda de granizo", informou o órgão.
A previsão indica volumes pontuais acima dos 100 milímetros, principalmente no Vale do Itajaí e no Litoral. (Veja o mapa abaixo)
Do Oeste ao Meio Oeste, a chuva também deve ser registrada nesta segunda no período da tarde, mas com menor intensidade. As temperaturas seguem altas e devem chegar aos 30ºC.
Em Bombinhas, nas últimas 24 horas foram registradas 144 milímetros de chuva e o acumulado em três dias foi de 173 milímetros. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil estadual.
A força da enxurrada deixou ruas, praças, tubulações destruídos. A prefeitura contabilizou danos em pelo menos 30 pontos do município.
Em Florianópolis, houve registro de ruas alagadas nos bairros Ingleses, Rio Vermelho, Santinho e Campeche. A Defesa Civil interditou um prédio de 19 apartamentos no Norte da Ilha. Não há risco de desabamento, mas houve infiltração de água que atingiu a parte elétrica.
Já em Balneário Camboriú, ao menos três deslizamentos de terra foram registrados no domingo. Em Barra Velha, a Defesa Civil registrou pontos de alagamento em vias públicas.
Recomendações
Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Comentários