• Divulgação
  • Divulgação

Caçador cresce e ganha novo lançamento imobiliário em tempo de crédito facilitado no país

  • 09/09/2020
  • 1206

No quesito crédito imobiliário, o mês de julho/2020 foi o segundo melhor da série história desde 1994 (pós-plano Real), com 36,8 mil imóveis financiados. E o melhor resultado para julho desde 2013. Conforme a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), isso representa alta de 47,8% na comparação anual e crescimento de 11,1% na comparação mensal. No acumulado agosto/2019 a julho/2020 (12 meses), os empréstimos para compra e construção de imóveis somaram R$ 92,45 bilhões, numa alta de 36,8% em relação ao apurado no período anterior.
O mercado imobiliário está aquecido na pandemia pela queda da taxa Selic, em seu menor patamar histórico, de 2% ao ano (fixado em 5/8), o que facilita a contratação de crédito. E também por que o confinamento tem feito muitas pessoas repensarem seus hábitos de vida, o que inclui busca por espaços diferenciados, próximo a áreas verdes, por exemplo. Outra vantagem é o aumento da negociação direta e com valores de entrada mais acessíveis. Um exemplo é o Loteamento Alínea Vale dos Vinhedos, lançado em Caçador (SC) no início de agosto, com entrada a partir de R$ 10 mil e o restante financiado diretamente com a loteadora.
O empreendimento fica na Rodovia Honorino Moro, bairro Champagnat, região em desenvolvimento próximo ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e ao Parque das Exposições, com fácil acesso ao centro da cidade. O terreno tem escritura pública e 188 lotes a partir de 240m², com infraestrutura completa: pavimentação asfáltica, rede de energia elétrica e iluminação pública, drenagem pluvial, rede de água e paisagismo diferenciado. "Essa é uma região em desenvolvimento em Caçador, com bastante área verde próxima, melhorando a qualidade de vida. Ainda, a cidade está em crescimento e há expectativa de rápida valorização do terreno", destaca o presidente da Alínea Urbanismo, Davi Souza. As obras iniciarão nas próximas semanas, com prazo para entrega de 36 meses.
Com o baixo rendimento da Poupança e de outras linhas devido à crise causada pela pandemia, a opção pelo investimento imobiliário é destacada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Dados divulgados pela entidade em junho mostram que os imóveis tiveram valorização anual média de 9,4% nos últimos 10 anos, o que significa rendimento 44% superior ao gerado pela Poupança. Ainda, quem investiu em um imóvel há 10 anos ganhou cerca de 15,3% ao ano, com valorização e renda de aluguel, conforme a Abrainc.

Comentários